Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página

HIFPA - Apresentação

Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2022, 17h04 | Última atualização em Quarta, 02 de Agosto de 2023, 20h17 | Acessos: 1087

O QUE É UM HERBÁRIO?

Herbário é uma coleção de plantas secas – podendo incluir algas e fungos – na qual cada espécime é fixado a uma cartolina ou inserido em um envelope de papel, juntamente com uma etiqueta contendo informações importantes a seu respeito.
Cada espécime mantido em um herbário é chamado de exsicata, que em geral inclui um ou mais indivíduos de uma mesma espécie. Em alguns casos, os espécimes ou algumas de suas partes podem ser conservados em meio líquido.
As etiquetas das exsicatas guardam várias informações importantes, algumas das quais não podem ser obtidas a partir da análise do espécime de herbário, tais como local e data de coleta, nome coletor, observações de campo.
As exsicatas são organizadas de forma a facilitar sua localização no acervo. Além disso, o herbário deve apresentar condições que garantam a perpetuidade da coleção, bem como meios que possibilitem o estudo das suas amostras.
A análise das amostras botânicas nas exsicatas (morfologia, anatomia, DNA etc.) e das informações contidas em suas etiquetas (ecologia, biogeografia etc.) são imprescindíveis para se conhecer a flora de uma região.
Portanto, um herbário é como se fosse uma biblioteca que guarda e fornece informações sobre a flora. Do mesmo modo, cada exsicata é como um livro que descreve e conta a história de espécimes e espécies dessa flora.
O nome herbário também é atribuído ao local onde a coleção é mantida, podendo ocupar desde uma pequena sala até mesmo um prédio inteiro. O responsável pelo herbário é chamado de curador.

O HERBÁRIO DO IFPA CAMPUS ABAETETUBA

O Herbário do IFPA Campus Abaetetuba (sigla HIFPA) é uma coleção biológica científica com a missão de coletar, identificar, catalogar e conservar amostras da flora amazônica,
especialmente da Região do Baixo Tocantins, para subsidiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à biodiversidade vegetal da região.
A coleção do HIFPA inclui mais de 2.800 amostras de angiospermas, gimnospermas, pteridófitas e briófitas, a maioria das quais coletadas por discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPA Campus Abaetetuba, durante a execução de projetos de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso.
A conservação destas amostras no herbário é de suma importância para resguardar o conhecimento gerado e difundido pelas pesquisas científicas realizadas a respeito da flora. Isso porque as amostras depositadas na coleção ou suas informações salvas no Banco de Dados do HIFPA podem servir de base para outros estudos botânicos.
Tal importância não se limita aos estudos conduzidos por docentes e estudantes do campus, mas também se estende para discentes de graduação, mestrado e doutorado, além de professores-pesquisadores de outras instituições. Inclusive parcerias também já foram firmadas com empresas de consultoria e órgãos governamentais.
É importante frisar que o herbário HIFPA, embora seja uma coleção científica, também contribui com as atividades de ensino por meio de sua infraestrutura e coleção didática, bem como participa das ações extensionistas do campus, geralmente somando esforços com a equipe de zoologia do Laboratório de Biodiversidade e Conservação (LABICON).
Para mais detalhes a respeito do HIFPA, acesse os links abaixo:

HISTÓRIA E IMPORTÂNCIA

ACERVO

ENSINO E EXTENSÃO