HIFPA - História e Importância

Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2022, 17h04 | Última atualização em Quarta, 02 de Agosto de 2023, 20h23 | Acessos: 1105

O Herbário do Instituto Federal do Pará – Campus Abaetetuba (HIFPA) foi fundado em 26 de janeiro de 2017, com a publicação da Portaria nº 22/2017-GAB-DG, que o institucionaliza e designa o seu curador, sendo – até o momento – o único herbário do IFPA e situado na região do Baixo Tocantins no estado do Pará. Com sua institucionalização, o herbário HIFPA assumiu a missão de coletar, identificar, catalogar e conservar amostras da flora amazônica, especialmente da Região do Baixo Tocantins, para subsidiar as atividades de ensino, pesquisa e
extensão relacionadas à biodiversidade da região.

Contudo, apesar de ter sido institucionalizado em 2017, a origem do Herbário HIFPA remonta ao dia 7 de abril de 2010, quando Luís Paulo Silva da Cunha, discente da primeira turma de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus, iniciou as pesquisas botânicas do IFPA na região, ao coletar samambaias e licófitas na zona urbana da cidade de Abaetetuba-PA.

De fato, com a crescente quantidade de material botânico sendo coletado nas pesquisas desenvolvidas nos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos vinculados ao projeto “Flora do Município de Abaetetuba, PA: Diversidade e Usos” (2009–2015), passou-se a demandar um espaço adequado ao armazenamento e análise destas amostras.

No entanto, a carência de um espaço livre que pudesse ser destinado a estes fins nos anos iniciais de estruturação do campus e o afastamento para doutoramento do professor responsável pelas pesquisas botânicas em agosto de 2013 postergaram a criação de um herbário no IFPA por mais quase um quadriênio.

Neste ínterim, as amostras botânicas ficaram armazenadas em armários de aço no laboratório multidisciplinar do campus, porém sem que tivessem sido definitivamente montadas em exsicatas (etapa final de herborização) e organizadas adequadamente, o que poderia acarretar degradação, mistura e perda de material.

Ao regressar em março de 2016, o professor responsável pela coleção ampliou a abrangência de seu projeto, que passou a ter o título “Flora da Região do Baixo Tocantins, Pará: Diversidade e Usos”, e retomou suas pesquisas passando a demandar consultas ao acervo botânico estabelecido nos anos anteriores.

Assim, com a aprovação do projeto “Implantação de um Herbário no Instituto Federal do Pará – Campus Abaetetuba” (2016–2017), iniciou-se a montagem das exsicatas e resgate das informações de coleta para confecção de suas etiquetas, permitindo a organização e informatização do acervo.

Além disso, ainda em 2016, a coleção passou a fazer parte do recém-criado Laboratório de Biodiversidade e Conservação (LABICON), ao qual também está vinculada a coleção zoológica do campus, e cujo objetivo é o estudo da flora e fauna da região do Baixo Tocantins para gerar subsídios à conservação da biodiversidade.

Desse modo, com seu reconhecimento institucional, o Herbário do IFPA – Campus Abaetetuba pôde finalmente ser cadastrado na Rede Brasileira de Herbários, em fevereiro de 2017, e no Index Herbariorum em dezembro de 2021, com a sigla HIFPA, passando a ser reconhecido nacional e internacionalmente entre seus pares.

Trata-se de uma coleção biológica científica com 2.842 exsicatas (última atualização: junho de 2023), a maioria das quais feitas com amostras de plantas coletadas por discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPA Campus Abaetetuba, durante a execução de projetos de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso.

No âmbito do ensino, o herbário HIFPA tem servido como ferramenta didática, dando suporte às aulas práticas de botânica para turmas do ensino médio, técnico e superior do campus por meio da disponibilização de material didático (coleção didática associada) ou apresentação de sua infraestrutura, acervo e funcionamento em visitas técnicas ou, ainda, pela oferta de oficinas de técnicas de coleta e herborização de plantas.

Por acervar o material testemunho de vários estudos botânicos feitos na região, este herbário tem contribuído com o desenvolvimento da pesquisa científica no âmbito do IFPA e, consequente, geração e difusão de conhecimento a respeito da flora amazônica, bem como incentivado o progresso acadêmico dos discentes envolvidos nesta equipe e firmado importantes parcerias com professores-pesquisadores de outras instituições.

O herbário HIFPA também se consolidou como um espaço não formal de educação, destacando-se por meio de suas ações extensionistas de recepção, suporte didático e oferta de cursos para alunos e professores das demais instituições de ensino da região, por meio de projetos ou agendamentos de atividades, atendendo desde escolas públicas e privadas da Educação Básica até a Universidade Federal do Pará – UFPA.