Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Pesquisa
Início do conteúdo da página

Pesquisa

Publicado: Quinta, 11 de Março de 2021, 19h19 | Última atualização em Quinta, 16 de Fevereiro de 2023, 19h08 | Acessos: 3606

 

A ciência é um processo maior de reflexão do ser humano sobre o mundo e a natureza. O desenvolvimento de trabalhos de pesquisa dentro de nossa instituição é importante, pois procura introduzir a visão do fazer científico como princípio educativo, permitindo ao educando compreender e difundir o conhecimento científico de forma interdisciplinar, buscando soluções inovadoras às demandas sociais, atender ao mundo do trabalho, à produção e às peculiaridades regionais de forma a beneficiar a comunidade garantindo assim também sua relação com a extensão.

A pesquisa básica (ou fundamental) estaria mais ligada ao incremento do conhecimento científico sem quaisquer objetivos comerciais, aopasso que a pesquisa aplicada estaria voltada para o desenvolvimento de novos processos ou produtosorientados para as necessidades do mercado e dasociedade.

No IFPA Campus Abaetetuba buscamos estabelecer à crescente vinculação entre pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, sendo imprescindível e inevitável, no mundo contemporâneo, a íntima cooperação entre a pesquisa básica e a pesquisa aplicada.

A produção de conhecimento deve ser um trabalho coletivo, realizado em equipes. Portanto, pesquisadores da pós-graduação, docentes e discentes do IFPA Campus Abaetetuba participam dos grupos de pesquisa nas áreas de conhecimento multidisciplinar, ciências biológicas e ciências humanas, desenvolvendo projetos nestas respectivas áreas.

 

VEJA AQUI OS GRUPOS DE PESQUISA!

  

Referências

[1] BRAGA, M., GUERRA, A. e REIS, J. C. Breve história da ciência moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003 (3 volumes).

[2] APPOLINÁRIO, F. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

[3] SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2017.

 

 

 

 
 
Fim do conteúdo da página
-->