Página inicial > Últimas Notícias > IFPA Campus Abaetetuba inicia o Projeto Pequeno Federal

IFPA Campus Abaetetuba inicia o Projeto Pequeno Federal

• Publicado: Terça, 28 de Março de 2023, 12h22
  • Última atualização em Terça, 28 de Março de 2023, 12h22

O IFPA Campus Abaetetuba, por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), iniciou no dia 24 de março as atividades do Projeto “Pequeno Federal: esporte e cidadania no IFPA” voltado para crianças que têm entre 8 a 10 anos de idade.  O projeto terá a duração de quatro meses e acontecerá todas às quartas e sextas, de 16h as 17h45, nas dependências do IFPA.

A ação é liderada pela professora Ma. Josiane Moraes Marinho, coordenadora do NEL, e conta com o apoio de alunos bolsistas do Ensino Médio Integrado. O objetivo do projeto é estimular a educação, saúde, qualidade de vida e vivências de práticas esportivas em crianças que estejam em situação de vulnerabilidade social. É necessário que as crianças estejam matriculados na rede municipal de Ensino e frequentando regularmente as aulas.

Através de atividades esportivas coletivas e de orientação para a higiene, saúde e cidadania, o projeto busca contribuir, de forma lúdica e recreativa, para minimizar os problemas sociais do bairro, bem como o sedentarismo infantil e os reflexos deixados pela pandemia, além de oportunizar a formação de crianças críticas e reflexivas por meio do esporte e da cidadania.

Espera-se, também, que ao final do projeto possamos ter ampliado a relação entre família, IFPA e comunidade, criando laços de acesso à Educação e ao esporte de modo que, em um futuro bem próximo, as crianças possam ter interesse em retornar ao instituto como alunos de nossos cursos.

Inicialmente o projeto previa 30 vagas, como a procura pelos pais foi muito grande foram incluídas mais 4 crianças. A professora Josi falou sobre os principais objetivos do projeto. “A gente quer trazer essas crianças para dentro do instituto, queremos que pratiquem as atividades físicas e participem das demais atividades que proporcionaremos à elas, outras vivências e experiências. Além disso, é importante que elas conheçam o nosso trabalho e o que podemos oferecer no futuro, que possam ter interesse em retornar à instituição como alunos do Ensino Médio, até por já terem sidos ‘um pequeno federal’”, destacou.