O IFPA Campus Abaetetuba está com inscrições abertas para o curso de Extensão “Compartilhamento de experiências e práticas na produção de layouts para aplicação em sala de aula invertida"

• Publicado: Terça, 14 de Março de 2023, 09h18
  • Última atualização em Quarta, 15 de Março de 2023, 09h59

O IFPA Campus Abaetetuba está com inscrições abertas para o curso de Extensão “Compartilhamento de experiências e práticas na produção de layouts em apresentações, edição de áudio, fragmentação de vídeos para aplicativos, vídeo-aulas, simulações em softwares livres e comerciais para aplicação em Sala de Aula Invertida” destinado a professores, alunos e demais profissionais de outras áreas com foco em ensino e aprendizagem pertencentes à rede pública. Os interessados devem enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 03 de abril, manifestando interesse em participar do projeto.

O projeto é coordenado pelo professor José Pinheiro Júnior e já está em sua quinta 5a edição. Tem o objetivo de desenvolver habilidades e competências a tutores a partir da capacitação de aprendizes alunos(as) do IFPA e de outras instituições, por meio do “compartilhamento de experiências e práticas em sala de aula invertida”, assim como a formação continuada de professores atuantes na área de educação em qualquer área e que fazem uso de metodologias ativas. O início das aulas está previsto para o dia 5 de abril.

Conheça o Projeto!

O projeto preza por desenvolver habilidades e competências a tutores a partir da capacitação de aprendizes (alunos(as) do IFPA e outras instituições) e a formação continuada de professores atuantes na área de educação em qualquer área no que tange à utilização de metodologias ativas através do “compartilhamento de experiências e práticas em sala de aula invertida”.

Através de uma formação objetiva e prática envolvendo TDICs em regime presencial ou remoto e de acordo com a situação social e de saúde vigente tem-se o intuito de preencher uma lacuna ainda que em lócus pequeno e regional, que em muito foi evidenciada no período pandêmico: “A inexperiência ou ausência de técnicas para se desenvolver, articular e executar aulas online atrativas e bem desenvolvidas em quaisquer momentos ou espaços educacionais”.

Logo, a atualidade nos remete à necessidade de qualificação no que tange à formação envolvendo tecnologias digitais, teorias e práticas de ensino e aprendizagem socializadas a docentes e alunos em formação, constituindo oportunidade e são propícios, pois, pode aproximar estes atores no que tange a discussões e debates atuais sobre o fazer didático e influenciar numa reconfiguração de praxeologias de futuros docentes.

Portanto, trabalhar-se-á em caráter formativo sugestionando-se a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, porém, ficando em aberto para outras teorias de aprendizagem desde que construtivistas e que estejam em consonância com o projeto que almeja à produção de facilitadores tais como vídeos, apresentações, simulações, HQs e Mapas Conceituais ou outros, sendo fruto da experiência exitosa desenvolvida pelo coordenador em período pandêmico.

Para mais informações sobre o projeto, resultados e como ele funciona acesse o livro Https://www.rfbeditora.com publicado pelo coordenador do projeto.