Página inicial > Últimas Notícias > Conheça o Herbário do IFPA Campus Abaetetuba

Conheça o Herbário do IFPA Campus Abaetetuba

• Publicado: Quinta, 19 de Janeiro de 2023, 18h07
  • Última atualização em Quinta, 19 de Janeiro de 2023, 18h07

Conheça o HIFPA!?

O Herbário do Instituto Federal do Pará – Campus Abaetetuba (HIFPA) foi fundado em 26 de janeiro de 2017, com a publicação da Portaria nº 22/2017-GAB-DG, que o institucionaliza e designa o seu curador, sendo – até o momento – o único herbário do IFPA e o único ativo na Região Norte do país pertencente à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal), segundo o Catálogo da Rede Brasileira de Herbários.

Com seu reconhecimento institucional, o Herbário do IFPA – Campus Abaetetuba pôde finalmente ser cadastrado na Rede Brasileira de Herbários, em fevereiro de 2017, e no Index Herbariorum em dezembro de 2021, com a sigla HIFPA, passando a ser reconhecido nacional e internacionalmente entre seus pares.

Com sua institucionalização, o HIFPA assumiu a missão de coletar, identificar, catalogar e conservar amostras da flora amazônica, especialmente da Região do Baixo Tocantins, para subsidiar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão relacionadas à biodiversidade da região.

Trata-se de uma coleção biológica científica com 2.746 exsicatas (última atualização: junho de 2022), a maioria das quais feitas com amostras de plantas coletadas por discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPA Campus Abaetetuba, durante a execução de projetos de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso.

#InstitutoFederalDoPará

#IFPACampusAbaetetuba