Página inicial > Últimas Notícias > FPA Campus Abaetetuba certifica em cursos técnicos FIC alunos da EJA de Igarapé-Miri

• Publicado: Quarta, 21 de Dezembro de 2022, 12h32
  • Última atualização em Quarta, 21 de Dezembro de 2022, 12h34

Nesta terça-feira, 20 de dezembro, no IFPA Campus Abaetetuba, foi realizada a cerimônia de certificação dos alunos de Igarapé-Miri no Curso de Montador de Computadores, na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC).

O objetivo dos curso é promover a qualificação profissional básica integrados ao Ensino Fundamental na modalidade da educação de Jovens e Adultos (EJA), assim como proporcionar aos estudantes formação geral e qualificação voltada para o acesso ao mundo do trabalho de forma crítica e ética e cidadã.

Os cursos ofertados no município são frutos de uma parceria entre a Prefeitura de Igarapé –Miri e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), por meio do Campus Abaetetuba. “É mais uma atividade e uma ação específica dentro do nosso acordo de cooperação técnica com a prefeitura. Uma parceria que nos ajuda e nos faz concretizar a nossa política extensionista e nossa função social na preparação e na formação desses jovens e adultos que não puderam concluir seus estudos na idade certa e hoje estão podendo alcançar esse objetivo”, destacou Diselma Marinho Brito, Diretora do IFPA Campus Abaetetuba.

Para esses alunos a possibilidade de fazer um curso técnico nesse nível e concluir o Ensino Fundamental é a realização de um sonho. Foi o que a aluna Maria Elza da Silva enfatizou em suas palavras. “Hoje sou muito grata a todas as pessoas que se esforçaram para que a gente pudesse estar aqui, recebendo esse certificado. Passamos por muitas dificuldades para concluir nossos estudos, mas hoje somos vitoriosos, mostramos que é possível e que somos capazes. Eu venci meus desafios, sou mais do que vencedora”, disse Maria Elza, emocionada.

Para Nilson Cardoso, Diretor de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Igarapé-Miri, o momento é de celebrar essa etapa concluída pelos estudantes e também de trazer um novo olhar para a Educação de Jovens e Adultos por meio dos cursos FIC.

“Gratidão à prefeitura de Igarapé-Miri e ao IFPA por estar proporcionando este momento. O curso EJA-FIC nos dá uma oportunidade que já queríamos há muito tempo, que nossos alunos pudessem ver significado nos seus estudos, concluir os estudos e ter uma formação profissional, isso é muito importante para eles. Temos mão de obra formada, estamos lhes dando a oportunidade de mudarem suas realidades, de melhorar a qualidade de vida”.

Além dos alunos de Igarapé-Miri, alunos da EJA do município de Moju também receberam certificação no curso de Agricultura Familiar também por meio de cooperação técnica entre a Prefeitura de Moju e o IFPA. A Pró-reitora de Ensino do IFPA, Elenilze Teodoro, falou sobre a formação dos alunos e como a instituição fica feliz por estar contribuindo com o desenvolvimento desses estudantes.

“Nós ficamos muitos felizes em estar participando desse momento, onde a gente ver jovens, e idoso até, concluindo uma formação e como isso pode ajudá-los a retomar seus estudos. Estão tendo a oportunidade de concluir as séries finais do Ensino Fundamental e ao mesmo tempo uma formação profissional. Esta conquista pode ajudá-los a enxergar a possibilidade de empreender ou entrar no mercado de trabalho. O IFPA está muito feliz em fazer parte disso”, finalizou Elenilze.