Página inicial > Últimas Notícias > IFPA Campus Abaetetuba recebe partidas de Handebol e Futsal dos Jogos Estudantis Abaetetubenses

• Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2022, 09h38
  • Última atualização em Quarta, 30 de Novembro de 2022, 09h52

No período de 29 de novembro a 03 de dezembro acontecem os Jogos Estudantis Abaetetubenses (JEA’s). A competição é promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Unidade Regional de Educação (URE), em parceria com a Prefeitura de Abaetetuba e conta com a participação de escolas municipais, estaduais e privadas.

O objetivo da competição é proporcionar à comunidade escolar da rede pública, conveniada e privada a prática do desporto educacional como instrumento de inclusão para contribuir na formação integral do estudante como um ser social e participante, visando assim, a sua cidadania sem qualquer tipo de discriminação e dentro do espírito de solidariedade e cultura da paz.

O IFPA Campus Abaetetuba será uma das instituições parceiras sediando as partidas de Handebol e Futsal no Ginásio Poliesportivo do campus, assim como terá equipes competindo nas modalidades de Basquetebol, Handebol, Futsal e Voleibol, envolvendo alunos e servidores.

A coordenadora do Núcleo de Esporte e Lazer do IFPA Campus Abaetetuba, Josiane Moraes, destacou que a instituição está lisonjeada em participar dos jogos e também de estar sediando.

“E a primeira vez que o campus é sede nas modalidades de handebol e futsal, então isso é muito importante. É uma forma de incentivo à prática esportiva, alunos que não são atletas passam a se interessar pelo esporte, pela competição.  É um momento de socializar, se integrar com outras escolas, além de contribuir com uma melhor qualidade de vida. Está sendo lindo, servidores torcem pelos alunos e alunos torcem pelos servidores, um momento de união e que só favorece a convivência harmoniosa na instituição”, declarou Josiane sobre o clima gerado pelos jogos.

Os jogos terão a participação de 17 escolas e acontecem pela primeira vez após o período de pandemia, última competição ocorreu em 2019. Os atletas competirão nas modalidades coletivas: Futsal, Handebol, Voleibol, Basquetebol, Vôlei de Areia, Futebol; E nas modalidade individuais: Xadrez, Karatê, Atletismo e Natação.

Segundo a coordenadora pedagógica da URE e coordenadora dos JEA’s, Maria Madalena Ferreira, esse é um momento de reencontro dos alunos com o esporte.

“Em primeiro lugar gostaríamos de agradecer todas as instituições que cederam espaço para que os jogos acontecessem. Passamos por um período de pandemia e dede 2019 que os alunos não tinham a oportunidade de se encontrar e confraternizar, então este é um momento de reencontro, onde possam se unir entorno do esporte, dando-lhes oportunidade de lazer e saúde mental após um período bem desgastante para todos” enfatizou Maria Madalena.

A Diretora Geral do IFPA Campus Abaetetuba, Diselma Brito, fala sobre a satisfação em receber a competição na instituição. “É uma imensa alegria e satisfação receber estudantes de outras escolas. Nosso ginásio está aqui para atender a comunidade e cumprir a nossa missão na perspectiva da Extensão, favorecendo a comunidade e contribuir para o desenvolvimento da Educação”, destacou Diselma.

Resultados dos primeiros jogos das equipes do IFPA Campus Abaetetuba

No basquete masculino o IFPA ganhou por 27 x12 do Colégio São Francisco. No handebol feminino IFPA venceu por 8x6 do Engels. Já o vôlei perdeu por 2 sets 0 para o Colégio São Francisco. Os servidores no futsal masculino ganharam por 9x1 do Bernardino e as servidoras venceram o colégio São Francisco por 2 sets a 1 no vôlei.