Página inicial > Últimas Notícias > Alunas do curso de Meio Ambiente realizaram ação ambiental em escola da Zona Rural de Abaetetuba

• Publicado: Quarta, 18 de Mai de 2022, 10h07
  • Última atualização em Terça, 24 de Mai de 2022, 10h30

Na última segunda-feira, 16, foi realizada, às 16h, uma ação educativa ambiental sobre “Paisagismo: Reutilizando e Reciclando”, na Escola Municipal Dr. João Miranda, situada na Colônia Velha, zona rural do município de Abaetetuba. A atividade foi mediada pelo Professor Nagib Buzar e contou com a colaboração das suas orientandas do Curso de Meio Ambiente Subsequente do turno da noite, do IFPA Campus Abaetetuba.

A atividade desenvolvida faz parte do componente do Projeto Integrador de Curso que é um requisito que tem como objetivo estimular a interdisciplinaridade e a combinação entre a teoria e a prática. Assim, as discentes: Adriane Lima, Edna Santos, Jonilda Ferreira, Marilene Costa e Marli Silva estiverem na escola ao longo de um mês trabalhando os mais variados temas sobre: Educação Ambiental, resíduos sólidos, poluição, conscientização ambiental e sustentabilidade.

Depois desses estudos e pesquisas, iniciaram o projeto de paisagismo na escola, não somente, para melhorar o aspecto visual da instituição, mas proporcionar conforto, acolhimento e uma área de bem-estar para os discentes daquela unidade.

“É bom apontar, que a Educação Ambiental nas séries iniciais do Ensino Fundamental tem importância fundamental na formação da consciência sobre a preservação e responsabilidade ambiental do ser humano”, enfatizou professor Nagib.

De acordo com os relatos da turma de Ambiente, depois de discutir os benefícios de tais ações com os alunos da escola municipal e, também, após as oficinas com materiais reutilizados (como: pneus, garrafas pet, vidros, caixotes e entre outros) foi possível perceber resultados satisfatórios, promovendo a disseminação da informação e conscientização dos alunos.

A Diretora da Escola, Marinete Paixão, e a professora da turma, Rosana Ferreira, ficaram feliz com o espaço pensado e criado para os alunos. “Quero agradecer as alunas do curso de meio ambiente envolvidas por essa ação, por promover esse momento de informações aos nossos alunos”.

Marinete destacou que “ao longo desse período as estudantes discutiram essa problemática tão importante, que é o cuidar da natureza, um trabalho muito significativo para a nossa comunidade, pois trabalharam conceitos, fizeram peças teatrais, atividades lúdicas e no final ainda desenvolveram esse espaço que melhorou bastante a paisagística de nossa escola”. Por fim, agradeceu o professor Nagib e desejou que venham outras parcerias como essa.

Os resultados desta atividade será apresentada, também, na culminância do projeto na Semana de Meio ambiente, prevista para o dia 8 de junho, às 18h40.