Página inicial > Últimas Notícias > IFPA Campus Abaetetuba inicia a oferta de Alimentação Escolar aos estudantes após a construção do refeitório

• Publicado: Quinta, 12 de Mai de 2022, 08h59
  • Última atualização em Quinta, 12 de Mai de 2022, 09h10

Nesta quarta-feira, 11, começou a ser realizada a entrega de gêneros alimentícios, provenientes da Agricultura Familiar, aos alunos do IFPA Campus Abaetetuba. A aquisição dos alimentos foi por meio de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que tem como objetivo oferecer alimentação saudável aos alunos de escolas públicas de Educação Básica do Brasil e estimular a agricultura familiar nacional. Assim, o campus dá início a oferta de alimentos aos estudantes, pela primeira vez, após a construção do refeitório.

Os alunos passam a ter acesso a produtos de melhor qualidade, garantindo alimentos e hábitos Saudáveis. Para o aluno Yan Quaresma, da turma de Ciências Biológicas de 2019, esse é um momento muito importante pelo qual os alunos esperavam. “Isso é muito importante, a oferta de alimento também garante que o aluno se mantenha estudando de forma digna e alimentado, garantindo sua plena aprendizagem, além de ser uma alimentação saudável e que garante a reposição das nossas energias”, enfatizou o estudante.

O PNAE também, por meio da valorização da Agricultura Familiar, induz e potencializa a afirmação da identidade, a redução da pobreza e da insegurança alimentar no campo, a (re)organização de comunidades, incluindo povos indígenas e quilombolas, o incentivo à organização e associação das famílias agricultoras e o fortalecimento do tecido social, a dinamização das economias locais, a ampliação da oferta de alimentos de qualidade e a valorização da produção familiar.

Para atender aos alunos do campus, quatro agricultores do município de Abaetetuba foram os vencedores do processo licitatório: João Carlos Batista Sousa da Silva, Ronaldo e Silva Sousa e Eduardo Souza da Silva, moradores do Ramal do Pirocaba; Ivan Franco Nobre, morador do Ramal do Guapé.

Os referidos agricultores estão fornecendo à instituição: abacaxi, melancia, maça, laranja e banana. “Neste momento estou concretizando um sonho de poder participar da oferta de alimento para estudantes de uma instituição como esta. Já estávamos sonhando com isso há muito tempo, mas agora com a ajuda de Deus e de todos que colaboram com o nosso trabalho, conseguimos nos fortalecer e hoje estamos comemorando essa conquista”, disse o senhor João Carlos.

De acordo com o programa, a instituição de ensino precisa obedecer ao limite mínimo, que é de 30%, mas podem ser aplicados até 100% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do PNAE, à alimentação escolar na aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar. O IFPA Campus Abaetetuba com a preocupação de atender de forma excelente o discente, utilizou 100% do recurso. Com complementação de recursos do Programa Nacional da Assistência Estudantil (PNAES) para atender os alunos da graduação.

A Diretora Geral do IFPA Campus Abaetetuba, Diselma Brito, destacou que esse é um momento histórico no campus, que pela primeira vez está conseguindo ofertar alimento aos estudantes dentro da instituição. “Hoje estamos garantindo o direito dos alunos à alimentação, o que vai contribuir para a permanência com sucesso dos nossos estudantes. Durante o afastamento das salas de aula, em virtude da pandemia, os discentes receberam cestas com alimentos, hoje podem desfrutar do alimento aqui, usufruindo, também, do refeitório que foi construído para eles”.

A diretora disse, ainda, que este é apenas o primeiro momento, a alimentação dos estudantes será complementada com outros tipos de refeições após a conclusão do processo licitatório para a contratação de empresa que irá fornecer refeições aos estudantes. E falou sobre a importância do fomento à Agricultura Familiar. “Por meio do PNAE realizamos o fortalecimento da Agricultura Familiar na região, gerando renda às comunidades e desenvolvimento”, finalizou.

Texto: Eliane Cardoso

Arte: Luciana Kamizono