Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Egresso do IFPA Campus Abaetetuba publica artigo científico sobre a diversidade cromossômica de espécies de peixes do gênero Ancistrus (Acari)
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

• Publicado: Segunda, 28 de Março de 2022, 19h17
  • Última atualização em Segunda, 28 de Março de 2022, 18h52
  • Acessos: 1992

Kevin Silva, egresso do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas turma de 2014, publicou artigo científico sobre a Diversidade Cromossômica de espécies de peixes do gênero Ancistrus (Siluriformes: Loricariidae) utilizando análise de sequências de DNA repetitivo. O estudo foi publicado no periódico Frontiers in Genetics (qualis A da CAPES), seção de Genética Evolutiva e de Populações. Os peixes do gênero Ancistrus são popularmente conhecidos como Acarís, e representam um importante recurso alimentar e ornamental na Região do Baixo Tocantins.

A produção contou com a co-autoria dos pesquisadores Larissa Glugoski, Dr. Marcelo Ricardo Vicari, Dr.Renata Noronha, Dr. Julio Pieczarka, Dr. Cleusa Yoshiko Nagamachi e do Dr. Augusto Souza, professor e pesquisador do IFPA Campus Abaetetuba.

O resultado do estudo evidenciou que extensa diversidade cromossômica ocorre entre as espécies analisadas, evidenciando diferentes estruturas e números de cromossomos. Além disso, estes peixes exibem diferenças significativas no conteúdo de DNA repetitivo dos seus genomas, verificada por meio de mapeamento genético, sugerindo que estas espécies sofreram inúmeros processos de diversificado ao longo da sua evolução. O estudo conclui que as análises cromossômicas são essenciais em estudos evolutivos, e representam importantes marcadores para estudo da biodiversidade Amazônica.

Para conhecer ao artigo acesse Chromosomal Diversification in Ancistrus Species (Siluriformes: Loricariidae) Inferred From Repetitive Sequence Analysis