Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Egressa do curso de Ciências Biológicas do IFPA Campus Abaetetuba publica artigo científico sobre Citogenética
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

• Publicado: Quarta, 02 de Fevereiro de 2022, 17h46
  • Última atualização em Quarta, 02 de Fevereiro de 2022, 17h46
  • Acessos: 1426

Margarida Alcântara, egressa do curso de Ciências Biológicas, publicou no International Journal of Biological and Natural Sciences, em janeiro, artigo científico sobre a importância da Citogenética convencional e molecular como instrumentos de estudos taxonômicos e evolutivos de peixes neotropicais. A Citogenética é um ramo da genética que estuda os cromossomos.

Por meio de Revisão Bibliográfica, que foi dividida em duas etapas, sendo a primeira o fichamento e coleta de dados e a segunda a análise e discussão dos resultados, a estudante encontrou três pesquisas que utilizaram da citogenética em peixes e cujos resultados (indícios de que a dinâmica dos cromossomos pode estar envolvida na evolução e especiação) deram aporte ao que se desejava mostrar neste trabalho: a afirmação de que os métodos convencionais e moleculares de citogenética no estudo de peixes tem muito a acrescentar acerca do conhecimento científico da biologia evolutiva e taxonomia deste grupo de vertebrados.

Para ler o artigo completo acesse https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/61603