Página inicial > Últimas Notícias > IFPA e prefeitura de Abaetetuba assinam Termo de Compromisso para construção de novo núcleo do Campus Abaetetuba

• Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2024, 15h40
  • Última atualização em Sexta, 28 de Junho de 2024, 15h40

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), representado pela Reitora Ana Paula Palheta, e a Prefeitura de Abaetetuba, representada pela Prefeita Francinete Carvalho, assinaram nesta sexta-feira,28, no gabinete da prefeitura, termo de compromisso que garante a ampliação do IFPA Campus Abaetetuba.

No termo de compromisso a Prefeitura de Abaetetuba se compromete em ceder imóvel localizado na Rua do Aeroporto, Bairro Bosque, com dimensões de 130 m de frente por 230 m de fundo, uma área total de 29.900 m². Já o IFPA fica responsável pela construção do novo espaço no prazo de três anos.

A parceria entre as instituições garante maior estrutura, oferta de cursos para os estudantes da Região do Baixo Tocantins, Formação Inicial e Continuada (FIC) para servidores públicos, assim como o fomento à pesquisa e extensão que possa garantir melhoria do meio ambiente e de vida da população.

O estudante Davi Adam Silva, estudante representando os estudantes do IFPA na ocasião, falou sobre a importância desta conquista para os jovens da região.“Esse novo espaço não vai beneficiar apenas os atuais estudantes, mas futuras gerações que ingressarão no campus”.

A diretora Geral do IFPA Campus Abaetetuba, Diselma Marinho Brito, destacou a importância desta conquista para instituição no mês em que se comemora seu 16º aniversário. “Hoje estamos vivendo um momento de muita alegria, neste mês nosso campus fez aniversário e estamos recebendo esse grande presente, um terreno que vai nos ajudar a aumentar nossos espaços físicos e com isso podermos ofertar ainda mais e melhor educação gratuita e de qualidade para toda nossa região”, disse Diselma Brito.

A reitora do IFPA Ana Paula Palheta falou sobre a oferta de mais serviços coma construção do novo espaço. “Hoje estamos aqui em Abaetetuba consolidando a parceria com a prefeitura municipal, neste momento recebemos a cessão de um terreno para ampliação da nossa atuação aqui no município, isso vai trazer pra gente ainda mais consolidação da oferta da nossa Educação Profissional Tecnológica, bem como a verticalização mais acentuada do nosso ensino”, enfatizou Ana Paula.

A partir desse momento será constituída uma comissão, envolvendo servidores, alunos e comunidade para que se possa pensar no planejamento e perspetivas para esse novo espaço. A prefeita de Abaetetuba Francinete Carvalho reiterou o quanto esse momento é importante para a educação do município e região.

Estamos realizando a cessão de um terreno para que possam ampliar o trabalho que já vem sendo realizado no Instituto Federal do Pará. A construção do novo núcleo vai abrigar melhor os nossos jovens e oferecer novos serviços. É com muita alegria que recebemos aluno, nossa reitora, coordenadora, professores e parceiros deste instituto que já desenvolvem um trabalho maravilhoso na formação, no ensino, na pesquisa e na extensão em Abaetetuba, produzindo ciência e conhecimento.