Página inicial > Últimas Notícias > Alunas do IFPA Campus Abaetetuba participam de V Jornada Meninas na Ciência

Alunas do IFPA Campus Abaetetuba participam de V Jornada Meninas na Ciência

• Publicado: Sexta, 23 de Fevereiro de 2024, 08h19
  • Última atualização em Sexta, 23 de Fevereiro de 2024, 08h19

Nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2024, no IFPA Campus Belém, foi realizado o evento intitulado “V Jornada Meninas na Ciência”, destinado a meninas cientistas que atuam em projetos de pesquisas com atividades de ciência, tecnologia e inovação nas diversas áreas do conhecimento, do Ensino Médio à Graduação no âmbito do IFPA. O principal objetivo do evento é o de aproximar e incentivar as meninas pesquisadoras ao universo da Ciência. Durante a programação alunas do IFPA Campus Abaetetuba puderam apresentar os resultados de suas pesquisas.

A aluna do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente Sthefany Bastos, orientada pelo Prof. Dr. Lucas Pereira Soares conquistou o primeiro lugar com a apresentação da sua pesquisa intitulada: ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA-PA, que possibilita explorar e compreender a geografia local, a história, a cultura e os recursos naturais do próprio ambiente em que vivem. Que possibilita aos alunos desenvolverem um senso de pertencimento e conexão com a sua comunidade, além de estimular o interesse pela geografia e pela história local. Além disso, um atlas escolar do município pode contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados, pois ao entenderem melhor a realidade local, além de valorizar a preservação do patrimônio natural e cultural.

Segundo Sthefany Bastos um atlas geográfico escolar específico para o município é uma ferramenta educacional fundamental para enriquecer o aprendizado dos alunos e fortalecer a relação deles com o lugar que vivem e agradeceu a oportunidade de apresentar o seu trabalho no evento.

Foi uma experiência incrível e enriquecedora, e estou muito grata por ter recebido o 1º lugar nesse evento. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos na organização do evento, por possibilitarem esse espaço de valorização das mulheres na ciência e por reconhecerem o meu esforço e dedicação. também quero expressar a minha gratidão ao meu orientador por ter visto potencial e sempre acreditar em mim. Receber esse prêmio é uma grande honra e me motiva ainda mais a seguir o meu caminho na área acadêmica, espero poder continuar contribuindo, mais uma vez, obrigada a todos que tornaram possível a realização da V Jornada Meninas na Ciência e por reconhecerem o meu trabalho. Estou imensamente grata e feliz por essa conquista. Muito obrigada!”, declarou Sthefany.

Também tiveram a oportunidade de apresentar suas pesquisas as alunas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Ana Lilian Luz Rodrigues e Sara Santos da Conceição, orientadas pelo Prof. Dr. Anderson José Baia Gomes com o projeto intitulado: ANÁLISE CITOGENÉTICA DE ESPÉCIES DAS FAMÍLIAS THAMNOPHILIDAE E DENDROCOLAPTIDAE (AVES: PASSERIFORMES) DA REGIÃO AMAZÔNICA e a aluna Jodilene Gleyça Pinheiro Alfaia, orientada pelo Prof. Dr. Jeferson Miranda Costa com a projeto intitulado: FLORÍSTICA E ASPECTOS ECOLÓGICOS DE SAMAMBAIAS E LICÓFITAS DE FRAGMENTOS FLORESTAIS URBANOS E PERIURBANOS NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA, ESTADO DO PARÁ, BRASIL.

As alunas Ana Lillian Rodrigues, Sara da Conceição e Jodilene Gleyça Alfaia falaram sobre suas experiências no evento. “Participar da V Jornada Meninas na Ciência foi uma experiência incrível, é muito importante a realização de momentos como esse, onde compartilhamos conhecimentos e experiências, e também mostramos nossas grandes capacidades dentro do meio científico”, frisou Ana Rodrigues.

Já Sara da Conceição disse o seguinte: “A V Jornada Meninas na Ciência foi muito gratificante tanto pela divulgação dos nossos trabalhos científicos desenvolvidos nos laboratórios, quanto pela oportunidade de conhecer a história de outras meninas e mulheres que também são pesquisadoras. O evento em si representa muito para todas nós, porque ainda em um cenário de desigualdade e desvalorização feminina, ver colegas tendo a oportunidade de expor seus trabalhos gera motivação e desejo de continuar sendo cientista”

Jodilene Gleyça Alfaia destacou que é extremamente gratificante ver cada vez mais meninas e mulheres conquistando o lugar que merecem e que a Jornada Meninas na Ciência contribui para isso. “É esse incentivo que nós tanto precisamos em meio a uma sociedade que duvida constantemente da nossa capacidade. Sou muito grata de conhecer mulheres cientistas incríveis, que eu me inspiro, e ver minhas colegas de laboratórios sendo valorizadas e premiadas. Esse evento me lembra de que eu não posso desistir dos meus sonhos e que todas temos direito de brilhar. Eu tenho muito orgulho de ser filha do IFPA e uma menina cientista”.