Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do IFPA desenvolvem aplicativo de turismo para a cidade de Abaetetuba

Alunos do IFPA desenvolvem aplicativo de turismo para a cidade de Abaetetuba

• Publicado: Sexta, 09 de Fevereiro de 2024, 09h09
  • Última atualização em Sexta, 09 de Fevereiro de 2024, 09h09

Discentes do IFPA Campus Abaetetuba desenvolveram o Aplicativo Turismo Abaetetuba em parceria com a prefeitura municipal, por meio da Abaetur/SEMED. O objetivo do App é facilitar o acesso às informações pertinentes ao turismo local, como dados sobre hotéis, transportes, atendimento de saúde, opções de lazer, dentre outros. Um evento de lançamento ocorreu na tarde do dia 6 de fevereiro e contou com representantes do IFPA, Prefeitura Municipal e membros da sociedade civil.

O processo de construção envolveu práticas que simularam um ambiente de trabalho em uma empresa de desenvolvimento de software, o que oportunizou aos discentes uma vivência próxima a realidade ao mundo do trabalho. O professor Wander Wilson, coordenador do projeto no IFPA, ressalta que “foi uma oportunidade de integralizar conhecimentos trabalhados no curso Técnico em Informática, e ir além, uma vez que foi necessário pesquisar por outros conteúdos. Como resultado, os discentes entregam um produto inovador para a região”, destacou o professor Wilson.

A diretora de Turismo de Abaetetuba, Lucinéia Nery, apresentou a proposta para o IFPA Campus Abaetetuba e articulou com membros da sociedade civil as informações para serem exibidas no aplicativo. O campus aceitou a parceria e engajou discentes em uma prática extensionista e com a meta de desenvolver um produto inovador para fomentar o desenvolvimento regional.

O projeto no Campus contou com a participação dos seguintes discentes: Alberto Cauã Trindade Da Silva, Ana Flavia Dias Da Silva, Denise Sena Maués, Duanny Yasmin Medeiros da Silva, Jessé Cavalcante de Sousa, Lilian Raquel de Campos Cardoso, Nayra Pereira Ferreira eToniéliton Matheus Gomes Ribeiro. Como orientador: Profº Roger Zoni Ribeiro e coordenando o projeto, o Profº Wander Wilson de Lima Cardoso. O aplicativo está disponível no link a seguir, e pode ser instalado em qualquer dispositivo Android.