Página inicial > Últimas Notícias > IFPA Campus Abaetetuba recebe formações sobre o PDI 2024-2028

IFPA Campus Abaetetuba recebe formações sobre o PDI 2024-2028

• Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2023, 12h15
  • Última atualização em Quarta, 29 de Novembro de 2023, 12h16

O plano de desenvolvimento da instituição – PDI é uma ferramenta que planeja e direciona as atividades administrativas do IFPA, levando em consideração a identidade da instituição de ensino, filosofia de trabalho, missão planejada, diretrizes pedagógicas norteadoras das atividades, estrutura organizacional e atividades educacionais desenvolvidas ou que pretende desenvolver. É uma construção coletiva que abrange diversos setores do instituto e deve ser constantemente acompanhada para que o foco nas necessidades dos alunos, dos funcionários e da sociedade não desapareça.

Atualmente o IFPA está preparando o atual PDI para 2024 -2028 e o Direção de Planejamento e Desenvolvimento Institucional - DPDI está visitando os campi do IFPA para coletar informações que subsidiem a construção do novo PDI. Por isso, nos dias 30 novembro e 01 de dezembro de 2023, o campus Abaetetuba receberá no Auditório Local a equipe da DPDI para realizar oficinas com a comunidade acadêmica para elaboração deste documento.

Durante estes dias serão apresentados os resultados obtidos durante o PDI 2019-2023 e apresentada a nova metodologia de preparação do PDI, que dá ênfase às etapas que ocorrerão no campus. Além disso, será organizado uma oficina para criação de uma matriz SWOT, que visa compreender o ambiente em que está inserido o campus Abaetetuba. Esta matriz é uma ferramenta de planejamento estratégico para auxiliar o processo de tomada de decisão, pois inclui quatro fatores (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) relacionados a fatores internos e externos da instituição.

Os pontos fortes e fracos da instituição são formados pelos macroprocessos nas áreas finais de ensino, pesquisa e extensão, bem como na gestão estratégica, de pessoal, infraestrutura e tecnologia. O objetivo destes tópicos é avaliar o cenário interno do IFPA. Numa perspectiva externa, são analisadas oportunidades e ameaças relacionadas com fatores políticos, econômicos, ambientais e tecnológicos.

Assim, servidores e alunos estão convidados a participar deste importante momento para a criação de um planejamento coerente e que atenda aos anseios da comunidade acadêmica.
As inscrições paras as oficinas podem ser realizadas por meio do link: https://forms.gle/4bWS1wWuVS9nnZ7e8

Programação:
Dia 30/11/23-Manhã
Horário 8h/Local-Auditório
Abertura feita pela Direção do Campus

Apresentação da Comissão Local
08h15min
Apresentação dos resultados do PDI do Campus Abaetetuba
08h30min

Dia 30/11/23-Tarde
Horário/Local
Oficina de Matriz SWOT
13h30min às 17h30min -Auditório*

Dia 01/12/23-Manhã
Horário/Local
Oficina de Matriz SWOT
08h30min às 12h30min- Auditório*

*Havendo um grande número de inscritos as oficinas poderão também acontecer em salas de aula para melhor didática e serão informadas pela comissão local do PDI no Auditório.