Página inicial > Últimas Notícias > Discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPA Campus Abaetetuba aprovaram 20 trabalhos para o 73º Congresso Nacional de Botânica

• Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2023, 17h04
  • Última atualização em Sexta, 25 de Agosto de 2023, 17h15

Os alunos de Ciências Biológicas do IFPA Campus Abaetetuba terão destaque no 73º Congresso Nacional de Botânica (CNBot) que será realizado em Belém, na Universidade Federal do Pará (UFPA), no dia 4 de novembro de 2023. Discentes, docentes e colaboradores egressos vinculados ao Herbário do IFPA Campus Abaetetuba (HIFPA) e ao Laboratório de Biodiversidade e Conservação (LABICON) submeteram 20 trabalhos no referido evento, sendo todos aprovados.

Trata-se do evento de maior importância para a comunidade científica dedicada ao estudo de plantas, algas e fungos em território nacional, reunindo pesquisadores, docentes e discentes de graduação e pós-graduação que aproveitarão o momento para inestimáveis trocas de conhecimentos.

Os trabalhos que serão apresentados no congresso, são os resultados de estudos feitos pela equipe de pesquisas botânicas do IFPA Campus Abaetetuba, sobre aspectos florísticos e taxonômicos da flora da região do Baixo Tocantins, além de contribuições ao ensino de Botânica e registros de interações entre planta e animal.

A elaboração dos trabalhos envolveu a participação de diversos autores:

Discentes: Vanessa Cruz, Deyvid Lobato, Eliene Pantoja, Lidia Beatriz Cardoso, Jodilene Alfaia, Ellen Azevedo, Carlos Alexandre Lima, Maisa Ferreira, Jadson Dias, Gabriel da Silva, Danielly Santos, Jobson da Cruz, Leticia dos Santos

Egressos colaboradores: Marcos Martins, Ricardo Ferreira Filho, Ananda Karine Pereira, Wagner de Oliveira

Docentes: Jeferson Costa, Flávio Albuquerque

Trabalhos aprovados:

1. Potencial didático das hepáticas (Marchantiophyta) do Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Abaetetuba.
2. Elaboração do resumo simples Briófitas em áreas de várzea de um afluente do Rio Maúba, município de Abaetetuba-PA, Brasil: Lista Preliminar.
3. Samambaias e licófitas de um fragmento florestal periurbano na Amazônia brasileira: lista preliminar.
4. Revisão da coleção de Metaxyaceae no Herbário do IFPA Campus Abaetetuba (HIFPA).
5. Samambaias e licófitas epífitas da zona urbana do município de Abaetetuba, Pará, Brasil.
6. Levantamento de epífitas vasculares presentes na Orla da Vila de Beja no município de Abaetetuba – Pará: lista preliminar.
7. Levantamento de plantas micoheterotróficas na comunidade Camurituba Centro, município de Abaetetuba, estado do Pará, Brasil: Lista preliminar.
8. Sinopse das Licófitas depositadas no Herbário do IFPA Campus Abaetetuba (HIFPA).
9. Samambaias e licófitas de um remanescente florestal na comunidade do Tauerá de Beja, município de Abaetetuba, Pará, Brasil: Lista preliminar.
10. Plantas micoheterotróficas em fragmento florestal na sub-bacia do rio Abaeté, município de Abaetetuba, estado do Pará, Brasil: Lista preliminar.
11. Briófitas de uma praça do município de Abaetetuba (PA) e seu potencial para utilização em aulas práticas de botânica.
12. Levantamento de plantas micoheterotróficas em um fragmento florestal no ramal do Ipixuna, município de Abaetetuba, Pará, Brasil: Lista preliminar.
13. Primeiro registro de ocorrência de mimercofauna associada a raízes de Metaxya scalaris Tuomisto & G.G. Cárdenas (Metaxyaceae).
14. A coleção de plantas micoheterotróficas no Herbário do Instituto Federal do Pará - Campus Abaetetuba (HIFPA).
15. Samambaias e licófitas de um fragmento florestal urbano do município de Abaetetuba, estado do Pará, Brasil.
16. Licófitas e samambaias de um fragmento florestal urbano no município de Abaetetuba, estado do Pará, Brasil: Lista preliminar.
17. Flora preliminar de Orchidaceae da Ilha do Capim, Amazônia brasileira.
18. Plantas micoheterotróficas ocorrentes na Ilha do Capim, município de Abaetetuba, estado do Pará, Brasil: Lista preliminar.
19. A família Orchidaceae no Herbário do Instituto Federal do Pará (HIFPA) – campus Abaetetuba.
20. Samambaias e licófitas de um fragmento florestal na sub-bacia do rio Arienga no município de Abaetetuba, estado do Pará, Brasil: Lista Preliminar.