Página inicial > Últimas Notícias > Alunos de Ciências Biológicas do IFPA Campus Abaetetuba apresentam trabalhos em evento de Citogenética e Citogenômica

• Publicado: Quarta, 24 de Mai de 2023, 10h39
  • Última atualização em Quarta, 24 de Mai de 2023, 10h40

Alunos do curso de Ciências Biológicas do IFPA Campus Abaetetuba participaram no período de 17 a 20 maio de 2023 da VII Reunião Brasileira de Citogenética e Citogenômica (RBCC) na cidade de Curitiba/PR. A RBCC é um dos maiores e mais renomados eventos da área de estudo dos cromossomos e teve a participação de pesquisadores de várias regiões do Brasil e instituições científicas internacionalmente renomadas como Max Planck Institute for Plant Breeding Research– Alemanha; Missouri University, Estados Unidos; Radboud University, Países Baixos, dentre outras.

O IFPA Campus Abaetetuba foi representado pelos alunos Ramires Lima, Samuel Ribeiro, Sara Santos, Lilian Luz e Nalberth Batista, todos do curso de Ciências Biológicas, os quais apresentaram seus trabalhos de pesquisa envolvendo Citogenética Clássica e Marcadores Moleculares de Anfíbios, Répteis e Aves, vinculados aos projetos desenvolvidos pelo Prof. Dr. Anderson Gomes coordenador do LABEM - Laboratório de Biologia Molecular, Evolução e Microbiologia, com apoio financeiro do CNPq, FAPESPA e PROPPG.

O evento promoveu o compartilhamento de conhecimentos e divulgação científica por meio de mesas redondas, palestras, oficinas e exposição de trabalhos sobre temas como Arquitetura Nuclear, Cromatina e Dinâmica Cromossômica, Citogenética Evolutiva, Diagnóstico Citogenético e Citogenética Aplicada ao Melhoramento e Produção Vegetal, dentre outras temáticas abordadas pelos pesquisadores da área do conhecimento científico dos estudos citogenéticos.

Esta reunião acontece a cada dois anos e faz parte do cronograma científico da Sociedade Brasileira de Genética (SBG). A sua última edição foi realizada em 2019 na cidade de Goiânia, sendo adiado nos anos seguintes por motivos da pandemia da Covid-19, ocorrendo somente agora em 2023 com recorde de inscritos e de trabalhos apresentados.