Alunas de Ciências Biológicas publicam artigo sobre a Coleção Etnobotânica do Herbário do IFPA Campus Abaetetuba

• Publicado: Quarta, 06 de Outubro de 2021, 18h40
  • Última atualização em Quarta, 06 de Outubro de 2021, 18h40

As alunas de Ciências Biológicas Silvia Letícia Lima e Karen da Silva escreveram o artigo “Coleção Etnobotânica do Herbário do Instituto Federal do Pará – Campus Abaetetuba: catalogação e conservação botânica da flora do Baixo Tocantins, Amazônia, Brasil”, o trabalho foi publicado no dia 2 de outubro, no último sábado, pela revista Research, Society and Development.

Coleções Etnobotânicas são locais a onde são acervados: matérias-primas, produtos e artefatos, de origem vegetal parcial ou completamente processado, e vêm sendo tratadas, no Brasil, no escopo de coleções biológicas. Assim, o estudo teve como objetivo consolidar a Coleção Etnobotânica do Herbário do IFPA (HIFPA). As espécies foram categorizadas, as famílias representativas foram apresentadas e o status de conservação foi verificado.

Os dados foram analisados quantitativamente quanto às categorias utilitárias, contabilizando também as famílias representativas. A origem das plantas foi consultada na Flora do Brasil 2020. O status de conservação foi verificado pela base do Centro Nacional de Conservação da Flora. O HIFPA, atualmente, acerva 1.850 exsicatas. Deste total, aproximadamente, 462 amostras fazem parte da Coleção Etnobotânica, representando
25% do herbário.

A categoria medicinal foi a mais relevante, foram verificadas 390 exsicatas, correspondem a 141 espécies determinadas, distribuídas em 57 famílias. Cedrela odorata, mais conhecida como Cedro, foi avaliada como vulnerável na natureza. A Coleção Etnobotânica do HIFPA mostra-se tão rica e diversa quanto as demais coleções presentes no Museu Paraense Emílio Goeldi e na Universidade Estatual do Pará (UEPA). Esta pesquisa corrobora tanto a importância biocultural da Coleção Etnobotânica do HIFPA como o potencial que a coleção oferece para mais pesquisas científicas.

O Trabalho teve como orientadora a professora Dyana Joy Fonseca e contou com a colaboração do professor Jeferson Costa, curador do Herbário, e do professor da UFPA, Ronaldo de Souza. Veja o artigo completo no endereço: