Alunos do IFPA Campus Abaetetuba lançaram guia sobre plantas tóxicas

• Publicado: Segunda, 04 de Outubro de 2021, 13h59
  • Última atualização em Segunda, 04 de Outubro de 2021, 14h01

Os alunos de Ciências Biológicas da turma de 2016, lançaram o “Guia ilustrado das plantas tóxicas do herbário do IFPA – Campus Abaetetuba”, em Setembro deste ano. O trabalho contou com a participação dos alunos Ruan Ingliton  Feio,  Luan Dias, Sílvia Letícia Lima, Karen da Silva e Ozenildo de Sarges, e dos professores Jeferson Miranda Costa e Dyana Joy dos Santos Fonseca, esta última atuou como orientadora da produção. O aluno Luan Dias foi o ilustrador do guia.

Foram selecionadas as 14 espécies de plantas tóxicas mais representativas no acervo do Herbário do IFPA - Campus Abaetetuba, que também são consideradas de maior predominância na região do Baixo Tocantins. Este guia contém as seguintes informações para cada planta: nome popular, identificação taxonômica, breve descrição morfológica, voucher (coletor e número da coleta) e o número de registro da amostra no herbário (ou número de tombo).  Além disso, uma pesquisa bibliográfica utilizando os nomes científicos das espécies (nomes aceitos e sinônimos) foi realizada para informar: a parte tóxica da planta, o princípio ativo e os principais sintomas causados por essas plantas.

Muitas plantas tóxicas são usadas ornamentalmente, como é o caso da alamanda (Allamanda catartica L.), devido a sua beleza e cores atraentes. Contudo, a curiosidade das pessoas associada à falta de conhecimento sobre a toxicidade da planta tem elevado o índice de intoxicação, principalmente, em crianças e animais domésticos. Com isso, é de suma importância que o conhecimento dessas plantas chegue à população, alertando-a dos riscos e mostrando os cuidados que devem ser tomados no processo de cultivo e nos casos de intoxicação.

Este material também foi apresentado no XVI Congresso Internacional de Etnobiologia, realizado entre os dias 7 e 10 de agosto de 2018 em Belém do Pará. Para acesso ao guia e conhecer tudo sobre essas plantas é só clicar nos seguintes endereços:  https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602492