Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Dia Nacional de Combate ao Fumo

  • Publicado: Domingo, 29 de Agosto de 2021, 17h51
  • Última atualização em Domingo, 29 de Agosto de 2021, 17h52
  • Acessos: 1591

 

No dia 29 de Agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Existe a ideia que o uso do cigarro afeta somente a pessoa que fuma, mas isso não é verdade! O hábito de fumar afeta a saúde de todos que convivem com o fumante, e ainda contribui para a degradação do Meio Ambiente.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) aquela fumaça do cigarro que fica no ambiente é muito prejudicial, pois ela contém em média 3x mais nicotina, 3x mais monóxido de carbono e até 50x mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que o fumante inala.

O INCA também tem dados que indicam os impactos causados ao meio ambiente pela plantação de tabaco. Sim, o cultivo do tabaco, cujo objetivo é justamente alimentar a indústria tabagista, afeta o ar, o solo, a água e ainda causa desmatamento. Mas não para por aí, mesmo após o seu consumo, o cigarro se torna um poluente,pois os filtros de cigarros são atirados no chão (em qualquer lugar) e acabam chegando em lagos, rios, mares, florestas e jardins, demorando em torno de cinco anos para se degradarem. Sendo que este tempo pode variar dependendo das condições climáticas do local onde ele for descartado e da composição do material que foi utilizado no seu processo de produção.

Quer parar de fumar? O SUS oferece tratamento e acompanhamento em todo o Brasil. Em Abaetetuba este tratamento é oferecido no Centro de Saúde Roberto Contente (Antiga SESPA), localizado na Rua Barão do Rio Branco, SN, Centro. Ou use o serviço do Disque Saúde 136 e obtenha mais informações. (O Disque Saúde 136 funciona 24 horas; de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h, o cidadão pode falar diretamente com o teleatendente. Fora desses horários, as informações são disponibilizadas pela Unidade de Resposta Audível (URA), com informações gravadas - informações retiradas do site gov.branvisa/pt-br/assuntos/tabaco/disque-saude).

Fontes: Instrutor Nacional do Câncer, INCA - Ministério da Saúde.
Gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/tabaco/disque-saude

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->