Integrantes do curso de Edificações publicam Artigo Científico sobre acessibilidade e mobilidade urbana no município de Abaetetuba

• Publicado: Segunda, 13 de Junho de 2022, 19h16
  • Última atualização em Segunda, 13 de Junho de 2022, 19h16

Na última quarta-feira,8, integrantes do Curso Técnico em Edificações do IFPA Campus Abaetetuba publicaram artigo científico com o tema "Análise sobre a percepção dos pedestres quanto as condições de acessibilidade e mobilidade urbana dos passeios e calçadas do município de Abaetetuba, Pará, Brasil", o artigo foi publicado na revista Research, Society And Development.

A pesquisa foi realizada pelos alunos Irann Cordeiro, Clara Elis Ferreira e Rodrigo Leite e contou com a orientação da professora Regiana Carvalho e com as contribuições do professor Jeremias da Silva e do Técnico de Laboratório de Edificações Denys Roberto Castro.

O trabalho, realizado no final de 2019, buscou diagnosticar a situação das calçadas do município, de acordo com a percepção dos próprios pedestres que transitavam pela praça Nossa Senhora da Conceição, no período de aplicação da pesquisa.

De acordo com a pesquisa, 31,5% dos entrevistados relataram sofrer de alguma limitação física e 56% relataram já terem sofrido algum acidente por conta das más condições de calçadas e passeios públicos. O principal problema relatado pelos entrevistados foi a ocorrência de calçadas irregulares e/ou com buracos, citado por 81% dos entrevistados.

Com os resultados, os alunos do curso Técnico em Edificações puderam perceber a importância de executar e utilizar a calçada de acordo com as normas e legislações vigentes.

Veja artigo completo no endereço https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/30646