Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA Campus Abaetetuba certifica primeira turma do curso FIC de Açaicultor

  • Publicado: Sexta, 26 de Novembro de 2021, 11h58
  • Última atualização em Sexta, 26 de Novembro de 2021, 12h47
  • Acessos: 1488

Na manhã desta sexta-feira, 26, o IFPA Campus Abaetetuba certificou a primeira turma do curso FIC em Açaicultor, no total 35 alunos oriundos de diferentes municípios receberam certificados de conclusão do curso. A cerimônia aconteceu de forma presencial no auditório do campus e contou com a participação da Diretora Geral da instituição, Diselma Brito; do chefe do Departamento de Ensino, Edinaldo Corrêa; do professores do curso, Hugo Amâncio e Sirnoel Perna; da pedagoga Aline Batista.

O objetivo do curso é contribuir efetivamente com o aumento da produção do açaí no Baixo Tocantins, através do processo de capacitação de técnicos, batedores de açaí e produtores, por meio da disseminação de tecnologias de melhoria do manejo, enriquecimento dos açaizais, implantação e manejo de açaizeiros irrigados em áreas de terra firme, técnica de produção e manejo da polpa do açaí, consequentemente, estimulando o desenvolvimento socioeconômico local e Regional e assegurando, também, a conservação ambiental com a consolidação da cadeia produtiva.

O aluno Antônio Max da Silva destacou como o curso lhe ajudou a ter uma nova visão sobre a cadeia produtiva do açaí. “O curso contribuiu significativamente para a minha formação profissional, apesar de ser Engenheiro Agrônomo ainda não tinha tido esse convívio especificamente com a cadeia produtiva do açaí, uma outra percepção dessa atividade. Eu indico o curso para quem realmente tem o interesse em atuar nessa área e só tenho a agradecer pelo acolhimento da instituição e pela dedicação dos professores”, disse o estudante que mora no município de Tailândia. 

O professor do curso, Hugo Amâncio, falou do excelente papel do curso para o desenvolvimento regional e como a percepção sobre a atividade mudou com o tempo. “Esse curso é muito importante para o desenvolvimento regional como um todo, porque basicamente, aqui, a gente vive e sobrevive da produção do açaí, então tudo que vem trazer melhorias na forma de comercialização desse fruto é benéfico para a população como um todo”. 

“Hoje o produtor de açaí, o apanhador ou vendedor tem orgulho de dizer que trabalha com açaí, isso é resultado da valorização do fruto no cenário nacional e internacional e de certa, forma, da valorização da nossa cultura de consumo do fruto”, enfatizou o professor. 

Além da turma que concluiu o curso, outra está sendo ofertada pelo campus no município de Igarapé-Miri e conta com a participação de 50 alunos. A oferta desta turma é fruto da parceria com as seguintes instituições: Prefeitura de Igarapé- Miri, por meio do Polo Universitário e Secretaria Municipal de Educação, Rota do Açaí e Comitê Gestor do Baixo Tocantins. 

“Esse projeto do Açaicultor, oriundo da parceria com a Rota do Açaí, vem nos ajudar a dar uma devolutiva para as populações do campo e ribeirinhas no fortalecimento da própria agricultura familiar. Para o IFPA Campus Abaetetuba esse momento é importante para começarmos um caminho para a institucionalização do curso, pois a procura por esta formação é muito grande, então vamos pensar em como instituir de fato o curso como política pública”, destacou Diselma Brito, diretora geral. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->