Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Riscos Ambientais nos Ambientes Domiciliares

  • Publicado: Quarta, 14 de Abril de 2021, 16h33
  • Última atualização em Quarta, 14 de Abril de 2021, 16h33
  • Acessos: 1681

Para readaptação das aulas presenciais em tempos de Pandemia da COVID -1, o  Ensino no IFPA  precisou reorganizar e planejar um Ensino Remoto emergencial (ERE). Levando esses fatores em consideração, a turma de Segurança no Trabalho (1º semestre) na disciplina Introdução a Higiene e Segurança no Trabalho ministrado pela Professora Sueli Pereira desenvolveu uma estratégia metodológica usando uma metodologia ativa por meio da problematização adaptada do Arco de Maguerez.  

Essa metodologia tem o objetivo de estimular o desenvolvimento discente em uma habilidade ativa e reflexiva  no processo ensino e aprendizagem mediada pelo professor que contextualiza com a ementa da disciplina. Foram usadas no processo das aulas como ferramenta educacional os aplicativos e plataformas: Whatsapp, Google meet, Google Forms e Padlet.

Com a temática "RISCOS AMBIENTAIS NOS AMBIENTES DOMICILIARES" a adaptação do Arco de Maguerez inclui as etapas de: Observação e reflexão da realidade no ambiente domiciliar e seus problemas com relação aos acidentes domésticos; Possíveis causas dos acidentes domiciliares; Pesquisa sobre as causas dos acidentes; Sugestão de medidas de controle dos acidentes e; Intervenção por meio da sensibilização dos moradores.    

As fases iniciais foram desenvolvidas através de aula em formato remoto usando as plataformas google meet, padet e google forms e pelo aplicativo Whatsapp. Para a última fase, a de sensibilização foi desenvolvido um vídeo educativo apresentado nas redes sociais do IFPA Campus Abaetetuba para o alcance do maior número de residências domiciliares.

O objetivo geral foi que os alunos pudessem analisar as situações reais  dos acidentes domiciliares que comumente acontecem nos lares atualmente e que, a partir disso, pudessem interferir nessa realidade através da sensibilização desses moradores, conseguindo desta forma transformar a realidade que os cerca e com isso também desenvolver algumas das competências necessárias ao mundo do trabalho.

Desta forma, cada equipe gravou um vídeo educativo sobre temas variados que estão inseridos na temática “Riscos Ambientais nos Ambientes Domiciliares”. Foram gravados seis vídeos com os seguintes temas: A importância de manter o quintal limpo para evitar acidentes, Manuseio correto na troca do GLP (Gás de Cozinha), Riscos da área de lavar roupa, Acidentes na Primeira Infância, Uso de produtos químicos nos banheiros e o Processamento do açaí em domicílio. 

Em nome da professora agradece a todos os discentes da turma do 1º semestre do curso de Segurança no Trabalho, IFPA Campus Abaetetuba, que contribuíram para este momento de aprendizagem mútua. Os vídeos podem ser visualizados no endereço: no canal oficial do IFPA Campus Abaetetuba no Youtube https://www.youtube.com/playlist?list=PL5Ugs8qrMds06xY_pTpEE_6b-sS_oyOo3 ou no Facebook do campus.

 

Texto: Sueli de Lima Pereira - Eng. Sanitarista,  professora do curso técnico em Segurança do Trabalho

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->