IFPA Campus Abaetetuba participa do Arduino Day 2019 em Tucuruí/PA

• Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2019, 19h15
  • Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2019, 19h41

No dia 16 de março de 2019, o IFPA Campus Tucuruí do  realizou o “Arduino Day 2019”. O evento contou com palestras, minicursos e demonstrações de protótipos que utilizam o Arduino, uma plataforma de código e hardware aberto empregada na automação residencial e industrial, na robótica, em drones, impressora 3D, controle e monitoramento de ambientes.

O Arduino Day é um evento internacional que celebra e divulga projetos desenvolvidos com a plataforma Arduino. De acordo com os organizadores de Tucuruí, essa iniciativa se propõe a atender os professores e alunos de diferentes áreas, com o objetivo de trocar experiências sobre essa plataforma tão difundida no meio acadêmico.

O IFPA Campus Abaetetuba foi convidado a participar do evento e estava sendo representado por professores e alunos do curso técnico Integrado em Informática e Manutenção e Suporte de Computadores. O objetivo da participação era proporcionar aos alunos o conhecimento da plataforma Arduíno e suas aplicabilidades no ensino e no mundo do trabalho pelo profissional de TI.

A palestra de Abertura do evento foi realizada pelo professor Márcio Valério de Oliveira Favacho, que abordou sobre suas experiências dentro de sala de aula e as amostras realizadas no IFPA – Abaetetuba.

Após o encerramento da abertura houveram apresentações de projetos no hall e uma disputa de robôs. Na parte da tarde os alunos auxiliaram e ministram o minicurso junto com professor Márcio Favacho, onde foi ensinado como instalar a IDE do Arduíno e como funciona sua programação.

Fonte: Curso de Informática - IFPA Campus Abaetetuba e IFPA Tucuruí