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Professor e Egresso do IFPA Campus Abaetetuba publicam artigo científico sobre Aula de Campo como Recurso Metodológico da Malacofauna

  • Publicado: Sexta, 20 de Janeiro de 2023, 09h35
  • Última atualização em Sexta, 20 de Janeiro de 2023, 09h35
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Breno da Silva e Natanael Charles da Silva, egresso e professor do curso de Ciências Biológicas do IFPA Campus Abaetetuba, respectivamente, publicaram artigo científico na revista Associação Brasileira de Ensino de Biologia – SBEnBio. O tema da pesquisa foi “Aula de Campo como Recurso Metodológico para o Conhecimento da Malacofauna: uma Experiência com uma turma de Graduação”, recebendo a avaliação com qualis A1 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 

 

A pesquisa objetivou realizar uma aula de campo com alunos da graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPA Campus Abaetetuba que proporcionasse aos discentes envolvidos estudar a diversidade de moluscos, mais especificamente a classe Gastrópodes, na Vila dos Pescadores, Bragança-PA, no litoral norte paraense, contribuindo para o conhecimento da malacofauna(conjunto dos moluscos) local e regional. O filo Mollusca compreende um dos maiores filos do reino animal, no qual está inserido a classe Gastropoda (caracóis, lesmas, lapas e búzios), que representa 80% dos moluscos vivos.

 

 

A metodologia adotada se deu em três etapas: a) aula de campo; b) fixação do material e c) identificação e armazenamento em coleção zoológica. Com a participação de 16 estudantes, obteve-se um total de 36 exemplares, distribuídos em 7 espécies e 5 famílias de gastrópodes. Diante dos resultados, considera-se que este estudo pode servir de guia para outras pesquisas, possibilitando a ampliação do conhecimento sobre a bioecologia desses animais, bem como, confirma a importância e necessidade de realização de aulas de campo como um recurso metodológico eficaz no Ensino de Biologia.

 

Leia artigo completo em https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/651

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