Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Uncategorised > Técnico em Meio Ambiente
Início do conteúdo da página

Técnico em Meio Ambiente

Publicado: Sexta, 19 de Fevereiro de 2021, 15h03 | Última atualização em Terça, 15 de Março de 2022, 14h42 | Acessos: 2246

→ Técnico em Meio Ambiente

Objetivo - Promover formação técnica, científica e humanística em meio ambiente, voltada para atuação profissional nos diversos setores desta área de conhecimento numa perspectiva crítica, reflexiva e transformadora, de forma a contribuir para o desenvolvimento da sociedade local e regional.

Perfil Profissional - O curso Técnico em Meio Ambiente Subsequente, inserido no eixo tecnológico Ambiente e Saúde, compreendendo tecnologias associadas à melhoria da qualidade de vida, à preservação e utilização da natureza, abrangendo ações de proteção e preservação dos seres vivos e dos recursos ambientais, de segurança de pessoas e comunidades, de controle e avaliação de risco, programas de educação ambiental. Tais ações vinculam-se ao suporte de sistemas, processos e métodos utilizados na análise, diagnóstico e gestão, propondo e gerenciando soluções tecnológicas mitigadoras e de avaliação e controle da segurança e dos recursos naturais. A efetivação da proposta pedagógica do curso passa por ações teóricas e práticas, com ênfase ao exercício das atividades profissionalizantes, integrando ambientes e recursos de aprendizagem que incluem ambientes práticos, com a utilização dos laboratórios específicos e visitas técnicas, onde o aluno tem oportunidade de proceder ao questionamento e ao desenvolvimento do senso crítico para a formação técnica em Meio Ambiente.

Assim, o currículo do curso está fundamentado nas características da formação do profissional, com a correspondente atribuição do título, nas atividades e competências para o exercício profissional, nos arranjos produtivos locais e regionais e no compromisso social. Desta forma, o profissional Técnico em Meio Ambiente formado pelo IFPA – Campus Abaetetuba poderá atuar em instituições públicas e privadas, além do terceiro setor com o seguinte perfil profissional de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (2016, p.29):

“Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Elabora relatórios e estudos ambientais. Propõe medidas para a minimização dos impactos e recuperação de ambientes já degradados. Executa sistemas de gestão ambiental. Organiza programas de Educação ambiental com base no monitoramento, correção e prevenção das atividades autrópicas, conservação dos recursos naturais através de análises prevencionista. Organiza redução, reuso e reciclagem de resíduos e/ou recursos utilizados em processos. Identifica os padrões de produção e consumo de energia. Realiza levantamentos ambientais. Opera sistemas de tratamento de poluentes e resíduos sólidos. Relaciona os sistemas econômicos e suas interações com o meio ambiente. Realiza e coordena o sistema de coleta seletiva. Executa plano de ação e manejo de recursos naturais. Elabora relatório periódico das atividades e modificações dos aspectos e impactos ambientais de um processo, indicando as consequências de modificações.”

Para mais informações veja o PPC - Projeto Pedagógico do Curso ou acesse https://sigaa.ifpa.edu.br/sigaa/mobile/touch/public/principal.jsf.

Fim do conteúdo da página
-->