Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Uncategorised > Técnico em Saneamento
Início do conteúdo da página

Técnico em Saneamento

Publicado: Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 14h06 | Última atualização em Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 14h40 | Acessos: 2379

→ Técnico em Saneamento

Objetivo - Capacitar profissionais propiciando formação técnica para uma inserção competente e construtiva junto à sociedade no desenvolvimento de atividades relacionadas ao saneamento.

Perfil Profissional - O Curso Técnico em Saneamento foi estruturado com base no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos (MEC-2014) e está vinculado ao eixo tecnológico de infraestrutura. O curso Técnico em Saneamento possui um perfil voltado à formação técnico-profissional de alunos egressos do ensino médio visando atender a necessidade de qualificação técnica e/ou tecnológica, humanística, crítica e ética necessária à crescente competitividade no mercado de trabalho e ao atendimento dos arranjos produtivos locais.

Nesse sentido o Catálogo Nacional de cursos Técnicos (2014) define o perfil profissional do Técnico em Saneamento: Coordena projetos e obras de aterros sanitários. Supervisiona a disposição e reciclagem de resíduos em unidades de compostagem. Desenvolve, coordena e executa projetos de obras de sistemas e estação de tratamento de águas (captação, transporte, tratamento e distribuição) e de esgotos (coleta, transporte, tratamento e disposição final). Executa e fiscaliza obras de drenagem urbana. Realiza a manutenção de equipamentos e redes. Estrutura o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras. Controla os procedimentos de preservação do meio ambiente. Fiscaliza atividades e obras. Realiza vistorias, inspeções e análises técnicas de projetos, obras e processos. Promove a educação sanitária e ambiental.

 Este profissional poderá atuar na esfera pública, em organizações governamentais e não-governamentais, em indústrias e outras empresas privadas, compondo equipes de profissionais que atuam em projetos, operação e manutenção de sistemas de saneamento e na implantação de programas de educação ambiental e sanitária visando a qualidade ambiental.

Para mais informações veja o PPC - Projeto Pedagógico do Curso, abaixo, ou acesse https://sigaa.ifpa.edu.br/sigaa/mobile/touch/public/principal.jsf

Fim do conteúdo da página
-->