Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Técnico em Pesca
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Técnico em Pesca

  • Publicado: Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 14h06
  • Última atualização em Segunda, 13 de Março de 2023, 12h07
  • Acessos: 2800

→ Técnico em Pesca

Objetivo - Proporcionar formação Técnica em Pesca Integrada ao Ensino Médio ao educando, para que ao final da mesma, possa atuar no mundo do trabalho, local e regional com competência técnica, científica e humanística e com a compreensão da realidade numa perspectiva crítica, reflexiva e transformadora.

 

Perfil Profissional - De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação de 2016, 3a edição, o curso técnico em Pesca está inserido no Eixo Tecnológico Recursos Naturais, que compreende tecnologias relacionadas aos recursos minerais, pesqueiros e de zootecnia, produção animal, vegetal, mineral, e pesqueira, abrangendo ações de prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento, extração, cultivo e produção referente aos recursos naturais. Inclui, ainda, tecnologia de máquinas e implementos, estruturada e aplicada de forma sistemática para atender às necessidades de organização e produção dos diversos segmentos envolvidos, visando à qualidade e sustentabilidade econômica, ambiental e social.

Haverá formação de um profissional consciente, com capacidade de discernimento para as mais variadas situações que venham ocorrer dentro de um setor que passa por constantes mudanças, além, de formar cidadãos responsáveis e comprometidos com desenvolvimento social. A efetivação da proposta pedagógica do curso passa por ações teórico-práticas, com ênfase ao exercício de atividades profissionalizantes, integrando ambientes e recursos de aprendizagem que incluem ambientes práticos, com a utilização de laboratórios específicos, visitas técnicas e estágio, onde o aluno tem oportunidade de proceder ao questionamento e ao desenvolvimento do senso crítico para os seguintes pontos:

 

Planejamento e na execução de atividades relacionadas à pesca extrativa, operações de embarque e desembarque. Na condução da embarcação à área de pesca, utilizando procedimentos de armação. Na construção e manutenção de apetrechos de pesca. Nos procedimentos de beneficiamento do pescado nas embarcações e fora dela. Na operação de equipamentos como radares, bússolas, GPS, barômetros. Beneficiamento do pescado, desenvolvendo produtos e subprodutos.

 

Campo de atuação:

Empresas de pesca e de beneficiamento de pescado. Instituições de pesquisa,assistência técnica e extensão pesqueira. Associações e cooperativas pesqueiras. autônomo. Empreendimento próprio.

 

Possibilidades de verticalização para cursos de graduação no itinerário

formativo:

 

Bacharelado em engenharia de pesca. Bacharelado em engenharia de aquicultura. Bacharelado em oceanografia. Bacharelado em biologia. Bacharelado em ecologia. Curso superior de tecnologia em aquicultura. Curso superior de tecnologia em produção pesqueira. Licenciatura em ciências agrícolas. Técnico subsequente em Aquicultura.

 

Para mais informações veja o PPC - Projeto Pedagógico do Curso, abaixo, ou acesse https://sigaa.ifpa.edu.br/sigaa/mobile/touch/public/principal.jsf.

PPC - Projeto Pedagógico do Curso de Pesca

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->