Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página

CURSOS SUBSEQUENTES

Publicado: Quinta, 11 de Fevereiro de 2021, 15h44 | Última atualização em Segunda, 13 de Março de 2023, 10h34 | Acessos: 2770

Técnico Subsequente (para os estudantes que já concluíram o Ensino Médio e desejam se qualificar para o mercado de trabalho)

 

-Técnico em Aquicultura

Objetivo - Proporcionar formação Técnica em Aquicultura subsequente ao Ensino Médio ao educando, para que ao final da mesma, possa atuar no mundo do trabalho, local e regional com competência técnica, científica e humanística e com a compreensão da realidade numa perspectiva crítica, reflexiva e transformadora.

Perfil profissional

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação do ano de 2016, o curso técnico em aquicultura subsequente ao ensino médio está inserido no Eixo Tecnológico dos Recursos Naturais, que compreende tecnologias relacionadas à produção animal, vegetal, mineral, aquícola e pesqueira, abrangendo ações de prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento, extração, cultivo e produção referente aos recursos naturais. Inclui, ainda, tecnologia de máquinas e implementos, estruturada e aplicada de forma sistemática para atender às necessidades de organização e produção dos diversos segmentos envolvidos, visando à qualidade e sustentabilidade econômica, ambiental e social.

 O Perfil do Técnico em Aquicultura é realizar projetos de implantação de sistemas de cultivos continentais e marinhos com base no manejo e na qualidade dos produtos e das águas, de acordo com as realidades locais e com a aptidão dos ambientes naturais. Utilizar tecnologias e sistemas de produção e manejo aquícola e de beneficiamento do pescado. Analisa a viabilidade técnica e econômica de propostas e projetos aquícolas.

Operar equipamentos e métodos qualitativos de análise de água utilizada em sistemas de cultivo. Prevenir situações de risco à segurança no trabalho, Elaborar projetos aquícolas, reconhece o potencial de áreas geográficas para implantar empreendimentos e construções aquícolas, reconhecer os aspectos biológicos e fisiológicos das principais espécies de cultivo e aplicar os princípios de nutrição e de manejo alimentar das principais espécies cultivadas.

Para mais informações veja o PPC - Projeto Pedagógico do Curso, abaixo, ou acesse https://sigaa.ifpa.edu.br/sigaa/mobile/touch/public/principal.jsf.

PPC - Projeto Pedagógico do Curso de Aquicultura

 

-Técnico em Edificações

Objetivo - Proporcionar formação técnica em Edificações Subsequente ao Ensino Médio ao educando, de forma que este possa aprofundar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental e médio, tendo em vista o desenvolvimento e a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, possibilitando ao mesmo o prosseguimento dos estudos e atuação no mundo do trabalho com competência técnica, científica e humanística e com a compreensão da realidade numa perspectiva crítica, reflexiva e transformadora.

Perfil profissional - O estudante do curso Técnico em Edificações Subsequente ao Ensino Médio é o profissional cidadão que possui uma sólida formação integrada, abrangendo os domínios das técnicas, tecnologias e dos conhecimentos científicos inerentes à mesma de modo a permitir sua inserção no mundo do trabalho.

Poderá atuar em:

-Empresas públicas e privadas de construção civil;

-Escritórios de projetos e de construção civil;

-Canteiros de obras.

Em síntese, e de acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos (2014) o egresso do curso deve estar apto a:

“Desenvolver e executar projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica. Planeja a execução e elabora orçamento de obras. Presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações. Orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações. Orienta na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados”.

Para mais informações veja o PPC - Projeto Pedagógico do Curso, abaixo, ou acesse https://sigaa.ifpa.edu.br/sigaa/mobile/touch/public/principal.jsf.

PPC - Projeto Pedagógico do Curso de Edificações

 

-Técnico em Informática

Objetivo - Proporcionar formação técnica em Informática ao educando de forma que este possa aprofundar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, tendo em vista o desenvolvimento e a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, possibilitando ao mesmo o prosseguimento dos estudos e atuação no mundo do trabalho com competência técnica, científica e humanística e com a compreensão da realidade numa perspectiva crítica, reflexiva e transformadora.

Perfil Profissional - O estudante do curso Técnico em Informática Subsequente ao Ensino Médio, enquanto construtor de sua própria aprendizagem deve privilegiar a formação ética, criativa, humanística, técnica, solidária e crítica, devendo ser um sujeito autônomo, responsável e investigador, desenvolver atividades na área da tecnologia da informação e comunicação, trabalhando sempre de forma integrada, sendo um instrumento de transformação da realidade.

Para tanto, o Curso aborda uma sólida base de conhecimentos tecnológicos, capacidade gerencial e de adaptação a novas situações, postura ética pessoal e profissional, com o seguinte perfil profissional de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (2014):

“Desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação; Utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados.  Realiza testes de programas de computador mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados; Executa manutenção de programas de computadores implantados.”

Para mais informações veja o PPC - Projeto Pedagógico do Curso, abaixo, ou acesse https://sigaa.ifpa.edu.br/sigaa/mobile/touch/public/principal.jsf.

PPC - Projeto Pedagógico do Curso de Informática

 

-Técnico em Meio Ambiente

Objetivo - Promover formação técnica, científica e humanística em meio ambiente, voltada para atuação profissional nos diversos setores desta área de conhecimento numa perspectiva crítica, reflexiva e transformadora, de forma a contribuir para o desenvolvimento da sociedade local e regional.

Perfil Profissional - O curso Técnico em Meio Ambiente Subsequente, inserido no eixo tecnológico Ambiente e Saúde, compreendendo tecnologias associadas à melhoria da qualidade de vida, à preservação e utilização da natureza, abrangendo ações de proteção e preservação dos seres vivos e dos recursos ambientais, de segurança de pessoas e comunidades, de controle e avaliação de risco, programas de educação ambiental. Tais ações vinculam-se ao suporte de sistemas, processos e métodos utilizados na análise, diagnóstico e gestão, propondo e gerenciando soluções tecnológicas mitigadoras e de avaliação e controle da segurança e dos recursos naturais. A efetivação da proposta pedagógica do curso passa por ações teóricas e práticas, com ênfase ao exercício das atividades profissionalizantes, integrando ambientes e recursos de aprendizagem que incluem ambientes práticos, com a utilização dos laboratórios específicos e visitas técnicas, onde o aluno tem oportunidade de proceder ao questionamento e ao desenvolvimento do senso crítico para a formação técnica em Meio Ambiente.

Assim, o currículo do curso está fundamentado nas características da formação do profissional, com a correspondente atribuição do título, nas atividades e competências para o exercício profissional, nos arranjos produtivos locais e regionais e no compromisso social. Desta forma, o profissional Técnico em Meio Ambiente formado pelo IFPA – Campus Abaetetuba poderá atuar em instituições públicas e privadas, além do terceiro setor com o seguinte perfil profissional de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (2016, p.29):

“Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Elabora relatórios e estudos ambientais. Propõe medidas para a minimização dos impactos e recuperação de ambientes já degradados. Executa sistemas de gestão ambiental. Organiza programas de Educação ambiental com base no monitoramento, correção e prevenção das atividades autrópicas, conservação dos recursos naturais através de análises prevencionista. Organiza redução, reuso e reciclagem de resíduos e/ou recursos utilizados em processos. Identifica os padrões de produção e consumo de energia. Realiza levantamentos ambientais. Opera sistemas de tratamento de poluentes e resíduos sólidos. Relaciona os sistemas econômicos e suas interações com o meio ambiente. Realiza e coordena o sistema de coleta seletiva. Executa plano de ação e manejo de recursos naturais. Elabora relatório periódico das atividades e modificações dos aspectos e impactos ambientais de um processo, indicando as consequências de modificações.”

Para mais informações veja o PPC - Projeto Pedagógico do Curso, abaixo, ou acesse https://sigaa.ifpa.edu.br/sigaa/mobile/touch/public/principal.jsf.

PPC - Projeto Pedagógico do Curso de Meio Ambiente

 

-Técnico em Mecânica

Objetivo - Proporcionar formação técnica em Mecânica, Subsequente ao Ensino Médio ao educando, de forma que este possa aprofundar os conhecimentos adquiridos no ensino médio, tendo em vista o desenvolvimento e a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, possibilitando ao mesmo o prosseguimento dos estudos e atuação no mundo do trabalho com competência técnica, científica e humanística e com a compreensão da realidade numa perspectiva crítica, reflexiva e transformadora.

Perfil profissional - O egresso do Curso Técnico em Mecânica Subsequente ao Ensino Médio é o profissional cidadão que deve possuir sólida formação, abrangendo os domínios científico, tecnológico e humanístico, visando à formação do profissional críticoreflexivo, com competência técnica e ética, comprometido com as transformações sociais, políticas e culturais.

 O Técnico em Mecânica na elaboração de projetos de produtos, ferramentas, controle de qualidade, controle de processos e manutenção relacionados à máquinas e equipamentos mecânicos. Planeja, aplica e controla procedimentos de instalação, de manutenção e inspeção mecânica de máquinas e equipamentos. Opera equipamentos de usinagem. Aplica procedimentos de soldagem. Realiza interpretação de desenho técnico. Controla processos de fabricação. Aplica técnicas de medição e ensaios. Especifica materiais para construção mecânica, estando capacitado a exercê-las com competência técnica, com autonomia, criatividade, trabalhando em equipe e politicamente posicionar-se em relação ao modelo predominante do sistema produtivo.

Além disso, deve ser capaz de continuar aprendendo adaptando-se com flexibilidade a novas condições de ocupações ou aperfeiçoamentos posteriores, produzir novos conhecimentos e inserir-se como sujeito na vida social, política e cultural, de forma ativa, participativa e solidária, consciente de seu papel de cidadão.

Diante deste perfil, o egresso do Curso Técnico em Mecânica Subsequente ao Ensino Médio poderá atuar em diversas áreas como: Indústrias, empresas prestadoras de serviços, fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos, laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa, como também podem trabalhar de forma autônoma, assessorando muitas empresas na prestação de serviços, como profissional terceirizado nas diversas áreas de atuações mencionadas anteriormente, desde que esteja regularizado perante aos órgãos competentes.

Para mais informações veja o PPC - Projeto Pedagógico do Curso, abaixo, ou acesse https://sigaa.ifpa.edu.br/sigaa/mobile/touch/public/principal.jsf.

PPC - Projeto Pedagógico do Curso de Mecânica 

-Técnico em Saneamento

Objetivo - Capacitar profissionais propiciando formação técnica para uma inserção competente e construtiva junto à sociedade no desenvolvimento de atividades relacionadas ao saneamento.

Perfil Profissional - O Curso Técnico em Saneamento foi estruturado com base no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos (MEC-2014) e está vinculado ao eixo tecnológico de infraestrutura. O curso Técnico em Saneamento possui um perfil voltado à formação técnico-profissional de alunos egressos do ensino médio visando atender a necessidade de qualificação técnica e/ou tecnológica, humanística, crítica e ética necessária à crescente competitividade no mercado de trabalho e ao atendimento dos arranjos produtivos locais.

Nesse sentido o Catálogo Nacional de cursos Técnicos (2014) define o perfil profissional do Técnico em Saneamento: Coordena projetos e obras de aterros sanitários. Supervisiona a disposição e reciclagem de resíduos em unidades de compostagem. Desenvolve, coordena e executa projetos de obras de sistemas e estação de tratamento de águas (captação, transporte, tratamento e distribuição) e de esgotos (coleta, transporte, tratamento e disposição final). Executa e fiscaliza obras de drenagem urbana. Realiza a manutenção de equipamentos e redes. Estrutura o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras. Controla os procedimentos de preservação do meio ambiente. Fiscaliza atividades e obras. Realiza vistorias, inspeções e análises técnicas de projetos, obras e processos. Promove a educação sanitária e ambiental.

 Este profissional poderá atuar na esfera pública, em organizações governamentais e não-governamentais, em indústrias e outras empresas privadas, compondo equipes de profissionais que atuam em projetos, operação e manutenção de sistemas de saneamento e na implantação de programas de educação ambiental e sanitária visando a qualidade ambiental.

Para mais informações veja o PPC - Projeto Pedagógico do Curso, abaixo, ou acesse https://sigaa.ifpa.edu.br/sigaa/mobile/touch/public/principal.jsf.

PPC - Projeto Pedagógico do Curso de Saneamento

 

-Técnico em Segurança do Trabalho

Objetivo - Proporcionar formação técnica em Segurança do Trabalho ao educando de forma que este possa aprofundar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, tendo em vista o desenvolvimento e a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, possibilitando ao mesmo o prosseguimento dos estudos e atuação no mundo do trabalho com competência técnica, científica e humanística e com a compreensão da realidade numa perspectiva crítica, reflexiva e transformadora.

Perfil Profissional - O estudante do curso Técnico em Segurança do Trabalho Subsequente ao Ensino Médio, enquanto construtor de sua própria aprendizagem deve privilegiar a formação ética, criativa, humanística, técnica, solidária e crítica, devendo ser um sujeito autônomo, responsável e investigador, desenvolver atividades na área da Segurança do Trabalho, trabalhando sempre de forma integrada, sendo um instrumento de transformação da realidade.

Além disso, ser capaz de continuar aprendendo adaptando-se com flexibilidade a novas condições de ocupações ou aperfeiçoamentos posteriores, produzir novos conhecimentos e inserir-se como sujeito na vida social, política e cultural, de forma ativa, participativa e solidária, consciente de seu papel de cidadão. Conhecer as formas contemporâneas de linguagem, com vistas ao exercício da cidadania e à preparação básica para o trabalho, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

Para tanto, o Curso aborda uma sólida base de conhecimentos tecnológicos, capacidade gerencial e de adaptação a novas situações, postura ética pessoal e profissional, com o seguinte perfil profissional de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (2014):

 “Analisa os métodos e os processos laborais. Identifica fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de trabalho e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador. Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos. Elabora procedimentos de acordo com a natureza da empresa. Promove programas, eventos e capacitações. Divulga normas e procedimentos de segurança e higiene ocupacional. Indica, solicita e inspeciona equipamentos de proteção coletiva e individual contra incêndio. Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas. Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.”

O egresso do Curso Técnico em Segurança do Trabalho Subsequente ao Ensino Médio poderá atuar em: empresas públicas e privadas, estando o egresso capacitado a exercer a profissão com competência técnica, com autonomia, criatividade, responsabilidade, inovação, espírito empreendedor e de liderança, trabalhando em equipe e politicamente posicionar-se em relação ao modelo predominante do sistema produtivo.

Para mais informações veja o PPC - Projeto Pedagógico do Curso, abaixo, ou acesse https://sigaa.ifpa.edu.br/sigaa/mobile/touch/public/principal.jsf.

PPC - Projeto Pedagógico do Curso de Segurança do Trabalho

Fim do conteúdo da página
-->