Página inicial > Últimas Notícias > Egresso do IFPA Campus Abaetetuba publica artigo na Revista Research, Society and Development

• Publicado: Segunda, 21 de Dezembro de 2020, 12h39
  • Última atualização em Segunda, 21 de Dezembro de 2020, 12h39

A Autorregulação da Aprendizagem  (ARA) foi tema da pesquisa desenvolvida pelo egresso João Pedro Gonçalves Ferreira do curso de licenciatura de Ciências Biológicas, da turma de 2016, do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Abaetetuba. Com o título “Autorregulação da aprendizagem em alunos do curso de licenciatura de ciências biológicas”, publicado na revista Research, Society and Development, v. 9, n.11. O referido artigo teve como objetivo investigar o  comportamento  autorregulado  na  rotina  de  estudantes do  curso  de  Licenciaturas  em  Ciências  Biológicas  do  Instituto  Federal  do  Pará - Campus Abaetetuba. Foi utilizado como aporte teórico  a  Teoria  Social  Cognitiva,  especificamente  a Autorregulação  da  Aprendizagem  (ARA), propiciando  que os estudantes   sejam  autores  de suas  próprias  aprendizagens  com  processos  cognitivos  que  permitam  domínio  sobre  seu comportamento.  A pesquisa foi desenvolvida sob a orientação e participação dos docentes integrantes do Centro de Tecnologia em Ciências Humanas e Sociais (Cetechs), Ma. Karla Nina − docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Me. Luis Ricardo Ravagnani − docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Ma. Emmanuelle Pantoja Silva - Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará.

A pesquisa de caráter qualitativo e descritiva, buscou identificar a partir de uma entrevista coletiva com alunos do curso de licenciatura de ciências biológicas que cursavam o 3º semestre, cujo roteiro  foi  elaborado com  base  na  Escala  de Autorregulação  Acadêmica –EAA, as falas dos participantes foram analisadas por meio do software NVIVO  10,  utilizando  técnicas  de  frequenciação.  Os resultados mostraram que alunos se autorregulam em suas aprendizagens para um bom desempenho acadêmico, porém eles  encontram  diversas  dificuldades  que  muitas  vezes  os  desmotivam.  Neste sentido, o presente trabalho também buscou sugerir estratégias para o fortalecimento da ARA no curso em questão.

Segue o link para acesso ao artigo completo https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9976/9410