Egresso do IFPA Campus Abaetetuba publica artigo na Revista Research, Society and Development
A Autorregulação da Aprendizagem (ARA) foi tema da pesquisa desenvolvida pelo egresso João Pedro Gonçalves Ferreira do curso de licenciatura de Ciências Biológicas, da turma de 2016, do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Abaetetuba. Com o título “Autorregulação da aprendizagem em alunos do curso de licenciatura de ciências biológicas”, publicado na revista Research, Society and Development, v. 9, n.11. O referido artigo teve como objetivo investigar o comportamento autorregulado na rotina de estudantes do curso de Licenciaturas em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Pará - Campus Abaetetuba. Foi utilizado como aporte teórico a Teoria Social Cognitiva, especificamente a Autorregulação da Aprendizagem (ARA), propiciando que os estudantes sejam autores de suas próprias aprendizagens com processos cognitivos que permitam domínio sobre seu comportamento. A pesquisa foi desenvolvida sob a orientação e participação dos docentes integrantes do Centro de Tecnologia em Ciências Humanas e Sociais (Cetechs), Ma. Karla Nina − docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Me. Luis Ricardo Ravagnani − docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Ma. Emmanuelle Pantoja Silva - Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará.
A pesquisa de caráter qualitativo e descritiva, buscou identificar a partir de uma entrevista coletiva com alunos do curso de licenciatura de ciências biológicas que cursavam o 3º semestre, cujo roteiro foi elaborado com base na Escala de Autorregulação Acadêmica –EAA, as falas dos participantes foram analisadas por meio do software NVIVO 10, utilizando técnicas de frequenciação. Os resultados mostraram que alunos se autorregulam em suas aprendizagens para um bom desempenho acadêmico, porém eles encontram diversas dificuldades que muitas vezes os desmotivam. Neste sentido, o presente trabalho também buscou sugerir estratégias para o fortalecimento da ARA no curso em questão.
Segue o link para acesso ao artigo completo https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9976/9410
Redes Sociais