Página inicial > Últimas Notícias > Uncategorised > Já ouviu falar do que é a Cutting?

Já ouviu falar do que é a Cutting?

Publicado: Sábado, 03 de Outubro de 2020, 17h37 | Última atualização em Sábado, 03 de Outubro de 2020, 17h34 | Acessos: 1477

Cutting ou automutilação é qualquer comportamento voluntário dirigido ao próprio corpo, com características de agressão direta, isto é, ferimentos autoinfligidos, sem intenção de suicídio, o que não descarta da possibilidade, em casos mais graves de ocorrer.
A automutilação também é uma forma de comunicação corporal disfuncional, em que o adolescente exibe no corpo - não somente através de cortes, mas com atos como arrancar os cabelos, cutucar as peles aos redor das unhas repetidas vezes, arranhões, entre outros.
Nestes casos, ter uma Rede de Apoio é fundamental para qualquer pessoa que esteja sofrendo, essa Rede pode ser constituída pela família, escola, amigos ou a comunidade;
Para ajuda é importante que:
• Acolha, sem julgar;
• Estimule os (as) colegas a informar os casos, sem expor ninguém;
• Evite demonstrar interesse excessivo por detalhes ou surpresa exagerada quando alguém mostrar os ferimentos, para não constranger, e informe o caso imediatamente;
• Participe de atividades de debate sobre o tema e estimule o (a) colega a participar junto;
• Encoraje o (a) colega a buscar ajuda profissional para que possa desenvolver estratégias de enfrentamento adaptativas e saudáveis para lidar com o seu sofrimento e gerenciar de suas emoções;
• Não esqueça que quem ajuda também sofre por ver o (a) colega nessa situação, não tenha vergonha de também buscar ajuda profissional.
Quer saber mais sobre como ajudar um amigo, colega ou qualquer pessoa que que precise de apoio basta acessar acessar o conteúdo  do Programa  de Educação Socioemocional no site e  caso alguém esteja precisando de acolhimento profissional, no Catálogo de Rede de apoio emocional você pode encontrar locais para apoio especializado.

Conteúdo idealizado pelo:
Grupo de Psicólogas(o) Facilitadores do Programa de Educação Socioemocional do IFPA.
CAMPANHA SETEMBRO AMARELO
#saúde mental importa!