Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Uncategorised > Prevenção do suicídio, nenhuma VIDA a menos!
Início do conteúdo da página

Prevenção do suicídio, nenhuma VIDA a menos!

Publicado: Sábado, 03 de Outubro de 2020, 17h37 | Última atualização em Sábado, 03 de Outubro de 2020, 17h36 | Acessos: 1556

 

 

 

Falar sobre suicídio, nem sempre é fácil, mas é algo que precisamos falar e de forma cada vez mais contínua, principalmente, sobre a prevenção. Diante disso, é importante ressaltar que, as pessoas que cometem suicídio, estão, na grande maioria das vezes, em sofrimento psíquico, e este, altera radicalmente a sua percepção da realidade, uma vez que, estão tão cheias de sofrimento, que não conseguem vislumbrar nenhuma solução possível. Portanto, de acordo com especialistas, a maioria de casos pode ser evitada se a vítima receber acolhimento emocional, que pode ser feito por qualquer pessoa, além de orientação profissional, pois, após o tratamento, a vontade de tirar a própria vida diminui consideravelmente.

Diante disso, o que fazer para ajudar neste primeiro acolhimento?

Pergunte. Se você perceber que alguém está com a intenção de cometer suicídio, pergunte a ele (a) sobre sua intenção/planos para tirar a própria vida. Mas esteja disposto e tenha tempo para ouvir, sem fazer julgamentos. Mostre que você verdadeiramente se importa.

  1. Ofereça sua escuta acolhedora. Demonstre que você está ali disposto (a) a ajudar a pessoa a lidar com aquele sofrimento, inclusive se oferecendo a procurar ajuda juntamente com ela.
  2. Ajuda especializada. Você pode indicar à pessoa profissionais que poderão auxiliá-la nesse momento, dentre eles um psicólogo, psiquiatra, o Centro de Valorização da Vida (CVV), o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Núcleo Saúde da Família (NASF), Estratégia Saúde da Família (ESF) ou a Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu município, que vão orientá-la e ajudá-la.

Precisamos espalhar a mensagem que os transtornos mentais merecem agilidade nos cuidados e atenção como outra patologia.

Conteúdo idealizado pelo:

Grupo de Psicólogas(o) Facilitadores do Programa de Educação Socioemocional do IFPA

#CAMPANHA SETEMBRO AMARELO

#saúde mental importa!

#Programa Formar e Inovar

#InstitutofederaldoPará

Fim do conteúdo da página
-->