Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Cursos
Início do conteúdo da página

CAMPUS ABAETETUBA

 

NÍVEL: TÉCNICO (PRESENCIAL) - SUBSEQUENTE

 

AQUICULTURA (CLIQUE AQUI PARA PPC DO CURSO DE AQUICULTURA)

RESUMO: Atua no cultivo de peixes, camarões, ostras, mexilhões, rãs e algas. Colabora na execução e no manejo dos ambientes de cultivo, envolvendo aspectos relativos à reprodução, larvicultura e engorda de espécies aquáticas. Prepara tanques e viveiros para o cultivo, realizando o controle da qualidade de água e do solo. Realiza a preparação, oferta e ajuste da alimentação das espécies cultivadas, acompanhando seu desenvolvimento e sanidade. Beneficia o pescado, desenvolvendo produtos e subprodutos. 

EDIFICAÇÕES (CLIQUE AQUI PARA PPC DO CURSO DE EDIFICAÇÕES)

RESUMO: Desenvolve e executa projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica. Planeja a execução e elabora orçamento de obras. Presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações. Orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações. Orienta na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados. 

INFORMÁTICA (CLIQUE AQUI PARA PPC DO CURSO DE INFORMÁTICA)

RESUMO: Desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e as linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executa manutenção de programas de computadores implantados.

MEIO AMBIENTE (CLIQUE AQUI PARA PPC DO CURSO DE MEIO AMBIENTE)

RESUMO: Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Colabora na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. Auxilia na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental. Atua na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reuso e reciclagem. Identifica as intervenções ambientais, analisa suas consequências e operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos.

PESCA (CLIQUE AQUI PARA PPC DO CURSO DE PESCA)

RESUMO: Auxilia no planejamento e na execução de atividades relacionadas à pesca extrativa, operações de embarque e desembarque. Auxilia na condução da embarcação à área de pesca, utilizando procedimentos de armação. Constrói e mantém apetrechos de pesca (como redes de pesca, iscas, armadilhas, anzóis). Realiza procedimentos de beneficiamento do pescado nas embarcações. Opera equipamentos como radares, bússolas, GPS, barômetros.

SANEAMENTO (CLIQUE AQUI PARA PPC DO CURSO DE SANEAMENTO)

RESUMO: Atua na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos; Desenvolve, coordena e executa projetos de obras de sistemas de abastecimento de águas e de esgotos. Executa e fiscaliza obras de drenagem urbana. Controla os procedimentos de preservação do meio ambiente. Promove a educação sanitária e ambiental.

SEGURANÇA DO TRABALHO (CLIQUE AQUI PARA PPC DO CURSO DE SEGURANÇA DO TRABALHO)

RESUMO: Atua em ações prevencionistas nos processos produtivos com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho. Desenvolve ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho. Orienta o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC). coleta e organiza informações de saúde e de segurança no trabalho. Executa o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle.

 

NÍVEL: TÉCNICO (PRESENCIAL) - INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

EDIFICAÇÕES (CLIQUE AQUI PARA PPC DO CURSO DE EDIFICAÇÕES)

RESUMO: Desenvolve e executa projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica. Planeja a execução e elabora orçamento de obras. Presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações. Orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações. Orienta na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados. 

INFORMÁTICA (CLIQUE AQUI PARA PPC DO CURSO DE INFORMÁTICA)

RESUMO: Desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executa manutenção de programas de computadores implantados.

MECÂNICA (CLIQUE AQUI PARA PPC DO CURSO DE MECÂNICA)

RESUMO: Atua na elaboração de projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos. Planeja, aplica e controla procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas e equipamentos conforme normas técnicas e normas relacionadas à segurança. Controla processos de fabricação. Aplica técnicas de medição e ensaios. Especifica materiais para construção mecânica.

MEIO AMBIENTE (CLIQUE AQUI PARA PPC DO CURSO DE MEIO AMBIENTE)

RESUMO:Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Colabora na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. Auxilia na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental. Atua na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reuso e reciclagem. Identifica as intervenções ambientais, analisa suas consequências e operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos. execução de sistemas de gestão ambiental.

RESUMO: Executa montagem, instalação e configuração de equipamentos de informática. Instala e configura sistemas operacionais desktop e aplicativos. Realiza manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática, fontes chaveadas e periféricos. Instala dispositivos de acesso à rede e realiza testes de conectividade. Realiza atendimento help-desk.

 

NÍVEL: TÉCNICO (EDUCAÇÃO À DISTANCIA - EAD)

 

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (CLIQUE AQUI PARA PPC DO CURSO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR)

RESUMO: Desenvolve a capacidade de preparar a alimentação dos estudantes, conforme o cardápio e orientações definidas pela nutricionista. Organiza e executa os fluxos de aquisição e armazenamentos de alimentos e insumos necessários ao preparo da alimentação escolar.

MULTIMEIOS DIDÁTICOS (CLIQUE AQUI PARA PPC DO CURSO DE MULTIMEIOS DIDÁTICOS)

RESUMO:Realiza ações de apoio as atividades de Multimeios didáticos contribuindo para utilização adequada e qualitativa de recursos disponíveis referentes as tecnologias de informação e comunicação no espaço escolar. Promove a mediação entre os recursos tecnológicos e a prática educativa escolar.

INFORMÁTICA PARA INTERNET (CLIQUE AQUI PARA PPC DO CURSO DE INFORMÁTICA PARA INTERNET)

RESUMO: Atua na edição de conteúdo textual e imagético para websites até realizações complexas de criação e produção de plataformas de comércio eletrônico, utilizando recursos sofisticados de linguagem orientada a objetos. Desenvolve planos de negócio que tenham aplicabilidade e que contribuam inclusive para a criação de empresa própria. Domina técnicas e programas de computadores especializados de tratamento de imagens e sons. Desenvolve recursos, ambientes, objetos e modelos a ser utilizados na Informática. Implementa recursos que possibilitem a interatividade dos usuários com os programas de computador e integra os diversos recursos da Tecnologia da Informação.

INFORMÁTICA (CLIQUE AQUI PARA PPC DO CURSO DE INFORMÁTICA)

RESUMO: Participa da elaboração e aplicação de projetos de informática, com ampla formação tecnológica em computação conceitual e principalmente prática, que os habilitará profissionalmente a desenvolverem e implementarem produtos e soluções de informática voltados ao mercado de trabalho.

 

NÍVEL: SUPERIOR (PRESENCIAL)

 

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (CLIQUE AQUI PARA PPC DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS)

 

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPA – Campus Abaetetuba está estruturado na modalidade presencial em regime semestral e regular, e oferta 40 vagas por turma com periodicidade anual partir de 2017, primeiramente no horário noturno, e posteriormente no período diurno(matutino e vespertino) em anos alternantes, atingindo ao final do curso a carga horária total de 3633,74h(hora/relógio) e atendendo a demanda da sociedade local e regional. A integralização de toda matriz curricular atenderá um prazo de 4 anos(08 semestres) com limite de 6 anos.

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPA – Campus Abaetetuba tem como objetivo promover a formação profissional para o exercício da docência de Ciências e Biologia nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, integrando ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para o desenvolvimento local e regional.

O Instituto Federal do Pará – Campus Abaetetuba forma Licenciados em  Ciências Biológicas para atuar preferencialmente nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, na educação formal e não-formal; capazes de produzir conhecimentos e lidar com situações desafiadoras, desenvolvendo projetos pedagógicos que contemplem a pluralidade de demandas de uma sociedade complexa e as diversas dimensões do processo ensino-aprendizagem.

Dentre o perfil necessário ao licenciado, destacamos a capacidade de integrar conhecimentos dos campos de saberes envolvidos na educação em ciências biológicas, o desenvolvimento de habilidades instrumentais que o capacitem para a elaboração e desenvolvimento de recursos didáticos e instrucionais relativos à docência, bem como o desenvolvimento de habilidades para atuar como pesquisador no Ensino de Ciências e Biologia.

O corpo docente é formado em sua maioria por mestres e doutores com a missão de promover um ensino de qualidade em sua busca permanente pela excelência na formação de indivíduos críticos e conscientes de seu papel em sociedade.

As ações do curso estão pautadas na tríplice ensino-pesquisa e extensão, através de diferentes estratégias que culminem com um aprendizado natural de contéudo e sua indissociabilidade com o contexto social, resultando no desenvolvimento de inúmeros projetos de pesquisa e extensão.

A estrutura física do curso envolve: um laboratório de biologia molecular e microbiologia um laboratório de procedimentos físco-químicos; uma coleção zoológica; uma coleção botânica; um laboratório de ictiofauna e uma biblioteca com acervo atualizado. 

O curso obteve nota 4 (de um total de 5) na ultima avaliação do MEC no ano de 2015, e em 2017 recebeu 3 estrelas do Guia do Estudante da Editora Abril.

Fim do conteúdo da página