AÇÕES DO ESCRITÓRIO DE PRÁTICAS COMUNITÁRIAS (EPC) DO IFPA CAMPUS ABAETETUBA: PARTICIPAÇÃO EM EVENTO CIENTÍFICO E OFERTA DE OFICINAS PARA OS CALOUROS DO CAMPUS

• Publicado: Terça, 26 de Junho de 2018, 14h10
  • Última atualização em Terça, 26 de Junho de 2018, 14h10

O Escritório de Práticas Comunitárias (EPC) do IFPA Campus Abaetetuba realizou duas importantes ações neste mês de junho de 2018.  A primeira delas ocorreu em meio às programações do “I Integra IFPA”, evento sediado no próprio IFPA – Campus Abaetetuba entre os dias 05 a 08, cujo objetivo foi abordar experiências exitosas nas áreas do Ensino, da Pesquisa e da Extensão realizadas no Instituto Federal do Pará como um todo.

O EPC se fez presente no evento a partir da exposição de dois trabalhos na sessão de pôsteres, resultantes de seu projeto de extensão “Multiplicando práticas comunitárias: os discentes como protagonistas no reconhecimento e na atuação prática das demandas de suas comunidades”. Vale destacar que a apresentação oral de ambos os trabalhos ficaram a cargo dos alunos e alunas vinculados ao Escritório de Práticas Comunitárias. As discentes Graziela Silva, Letícia Novaes e Luana Dias, sob a orientação do professor Marlon Lima, apresentaram o estudo “O Escritório de Práticas Comunitárias (EPC) e o protagonismo discente: experiências exitosas de integração entre ensino, pesquisa e extensão”. Já o discente Arielson Dias, sob a orientação do professor Vinícius Melo, apresentou o estudo “Identificação técnica dos problemas ambientais do bairro da Francilândia do município de Abaetetuba/PA”.

A segunda ação realizada pelo EPC no mês de junho ocorreu no dia 19. O Escritório realizou junto aos alunos recém-chegados ao campus do Ensino Médio Integrado e do curso superior em Biologia uma oficina de mapeamento, utilizando plataformas gratuitas presentes na internet, como o My Maps. Os estudantes foram instruídos a assinalarem problemas de diferentes naturezas, como também potencialidades diversas de seus bairros, na referida plataforma digital. Pode-se considerar a oficina um sucesso, com todas as vagas preenchidas no turno da manhã, e com um bom público pela parte da tarde.

A participação no “Integra IFPA” e a promoção da Oficina de mapeamento aos calouros, são demonstrativos de que o EPC vem cumprindo com as suas finalidades de agregar o ensino, a pesquisa e a extensão, bem como expor à comunidade os resultados de seus trabalhos até aqui realizados. Outras ações estão previstas para serem executadas ao longo do ano de 2018, tendo no próprio aluno do IFPA Campus Abaetetuba o agente de transformação de sua comunidade.

Integrantes do Escritório de Práticas Comunitárias apresentam pôsteres no evento “Integra IFPA”, que ocorreu no IFPA Campus Abaetetuba.

Fonte: Escritório de Práticas Comunitárias - IFPA Campus Abaetetuba