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CURSOS INTEGRADOS

Publicado: Quinta, 11 de Fevereiro de 2021, 15h36 | Última atualização em Segunda, 13 de Março de 2023, 11h09 | Acessos: 2620

Técnico Integrado (para os estudantes que ainda irão cursar o Ensino Médio e fazem o Médio e o curso técnico juntos)

 

-Técnico Integrado em Edificações

Objetivo -  Proporcionar formação técnica em Edificações Integrada ao Ensino Médio ao educando, de forma que este possa aprofundar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, tendo em vista o desenvolvimento e a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, possibilitando ao mesmo o prosseguimento dos estudos e atuação no mundo do trabalho com competência técnica, científica e humanística e com a compreensão da realidade numa perspectiva crítica, reflexiva e transformadora.

Perfil profissional - O egresso do Curso Técnico em Edificações Integrado com o Ensino Médio é o profissional cidadão que possui uma sólida formação integrada, abrangendo os domínios das técnicas, tecnologias e dos conhecimentos científicos inerentes à mesma de modo a permitir sua inserção no mundo do trabalho.

Poderá atuar em:

-Empresas públicas e privadas de construção civil;

-Escritórios de projetos e de construção civil;

-Canteiros de obras.

Em síntese, e de acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos (2014) o egresso do curso deve estar apto a:

“Desenvolver e executar projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica. Planeja a execução e elabora orçamento de obras. Presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações. Orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações. Orienta na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados”.

Para mais informações veja o PPC - Projeto Pedagógico do Curso, abaixo, ou acesse https://sigaa.ifpa.edu.br/sigaa/mobile/touch/public/principal.jsf.

PPC - Projeto Pedagógico do Curso de Edificações

 

-Técnico Integrado em Informática

Objetivo - Proporcionar formação técnica em Informática, Integrada ao Ensino Médio, ao educando de forma que este possa aprofundar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, tendo em vista o desenvolvimento e a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, possibilitando ao mesmo o prosseguimento dos estudos e atuação no mundo do trabalho com competência técnica, científica e humanística e com a compreensão da realidade numa perspectiva crítica, reflexiva e transformadora.

Perfil profissional - O Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, enquanto construtor de sua própria aprendizagem deve privilegiar a formação ética, criativa, humanística, técnica, solidária e crítica, devendo ser um sujeito autônomo, responsável e investigador, desenvolver atividades na área da tecnologia da informação e comunicação, trabalhando sempre de forma integrada, sendo um instrumento de transformação da realidade.

Para tanto, o curso aborda uma sólida base de conhecimentos tecnológicos, capacidade gerencial e de adaptação a novas situações, postura ética pessoal e profissional, com o seguinte perfil profissional de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (2014):

“Desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação; Utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados.  Realiza testes de programas de computador mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados; Executa manutenção de programas de computadores implantados”.

Para mais informações veja o PPC - Projeto Pedagógico do Curso, abaixo, ou acesse https://sigaa.ifpa.edu.br/sigaa/mobile/touch/public/principal.jsf.

PPC - Projeto Pedagógico do Curso de Informática

 

-Técnico Integrado em Manutenção e suporte em informática

Objetivo - Formar Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio.

Perfil profissional - O Técnico em Manutenção e Suporte em Informática será capaz de tomar ações de concepção, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas à informática. Especificar os componentes ou equipamentos, prestar suporte técnico, executar procedimentos de instalação e configuração, realizar testes e medições, utilizar de protocolos e arquitetura de redes, identificar meios físicos e padrões de comunicação e, sobremaneira, a necessidade de constante atualização tecnológica que constituem, de forma comum, as características deste eixo tecnológico. Estará apto a atuar em Instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem suporte e manutenção de informática ou na prestação autônoma de serviços.

Para mais informações veja o PPC - Projeto Pedagógico do Curso, abaixo, ou acesse https://sigaa.ifpa.edu.br/sigaa/mobile/touch/public/principal.jsf.

PPC - Projeto Pedagógico do Curso de Manutenção

 

-Técnico Integrado em Meio Ambiente

Objetivo- Promover formação técnica, científica e humanística de profissionais para atuação na área ambiental, comprometidos com o desenvolvimento sustentável da região.

Perfil profissional - O curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao ensino médio encontra-se inserido no eixo tecnológico Ambiente e Saúde, compreendendo tecnologias associadas à melhoria da qualidade de vida, à preservação e utilização da natureza, abrangendo ações de proteção e preservação dos seres vivos e dos recursos ambientais, de segurança de pessoas e comunidades, de controle e avaliação de risco, programas de educação ambiental. Tais ações vinculam-se ao suporte de sistemas, processos e métodos utilizados na análise, diagnóstico e gestão, propondo e gerenciando soluções tecnológicas mitigadoras e de avaliação e controle da segurança e dos recursos naturais.

O profissional Técnico em Meio Ambiente formado pelo IFPA – Campus Abaetetuba poderá atuar em instituições públicas e privadas, além do terceiro setor com o seguinte perfil profissional de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (2016):

 -Coletar, armazenar e interpretar informações, dados e documentações ambientais;

 -Colaborar na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais;

 -Auxiliar na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental;

 -Atua na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reuso e reciclagem; Identificar os parâmetros de qualidade ambiental dos recursos hídricos (superficiais e subterrâneos);

-Identificar os parâmetros de qualidade ambiental dos solos, bem como características do solo com os diversos fatores de formação, seus tipos e usos;

-Correlacionar o uso e ocupação do solo com a conservação dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos;

-Identificar os parâmetros de qualidade ambiental do ar e técnicas de controle da poluição atmosférica;

-Executar procedimentos de amostragem, coleta e determinação de ensaios físicos, químicos e biológicos necessários à avaliação ambiental para a elaboração de relatórios e pareceres técnicos, a partir da interpretação de informações, dados e legislações ambientais;

-Monitorar fontes de poluição e avaliar os resultados dos sistemas de controle ambiental;

-Auxiliar na conferência dos mecanismos de AIA/EIA/RIMA;

-Acompanhar prazos e documentos necessários para o licenciamento ambiental de atividades; -Participar de grupos de trabalho de avaliação de exposição aos riscos ambientais;

-Auxiliar na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental visando a sustentabilidade ambiental dos processos produtivos.

Para mais informações veja o PPC - Projeto Pedagógico do Curso, abaixo, ou acesse https://sigaa.ifpa.edu.br/sigaa/mobile/touch/public/principal.jsf.

PPC - Projeto Pedagógico do Curso de Meio Ambiente

 

-Técnico Integrado em Mecânica

Objetivo - Proporcionar formação técnica em Mecânica, Integrada ao Ensino Médio ao educando, de forma que este possa aprofundar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, tendo em vista o desenvolvimento e a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, possibilitando ao mesmo o prosseguimento dos estudos e atuação no mundo do trabalho com competência técnica, científica e humanística e com a compreensão da realidade numa perspectiva crítica, reflexiva e transformadora.

Perfil profissional - O Técnico em Mecânica atua na elaboração de projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos, planeja, aplica e controla procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas e equipamentos conforme normas técnicas e normas relacionadas à segurança. Controla processos de fabricação. Aplica técnicas de medição e ensaios. Especifica materiais para construção mecânica, estando capacitado a exercê-las com competência técnica, com autonomia, criatividade, trabalhando em equipe e politicamente posicionar-se em relação ao modelo predominante do sistema produtivo.

Diante deste perfil, o egresso do curso técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio poderá atuar em diversas áreas como: Indústrias, empresas prestadoras de serviços, fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos, laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa, como também podem trabalhar de forma autônoma, assessorando muitas empresas na prestação de serviços, como profissional terceirizado nas diversas áreas de atuações mencionadas anteriormente, desde que esteja regularizado perante aos órgãos competentes.

Para mais informações veja o PPC - Projeto Pedagógico do Curso, abaixo, ou acesse https://sigaa.ifpa.edu.br/sigaa/mobile/touch/public/principal.jsf.

PPC - Projeto Pedagógico do Curso de Mecânica

 

→ Técnico Integrado em Pesca

Objetivo - Proporcionar formação Técnica em Pesca Integrada ao Ensino Médio ao educando, para que ao final da mesma, possa atuar no mundo do trabalho, local e regional com competência técnica, científica e humanística e com a compreensão darealidade numa perspectiva crítica, reflexiva e transformadora.

 

Perfil Profissional - De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação de 2016, 3a edição, o curso técnico em Pesca está inserido no Eixo Tecnológico Recursos Naturais, que compreende tecnologias relacionadas aos recursos minerais, pesqueiros e de zootecnia, produção animal, vegetal, mineral, aquícola e pesqueira, abrangendo ações de prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento, extração, cultivo e produção referente aos recursos naturais. Inclui, ainda, tecnologia de máquinas e implementos, estruturada e aplicada de forma sistemática para atender às necessidades de organização e produção dos diversos segmentos envolvidos, visando à qualidade e sustentabilidade econômica, ambiental e social.

Haverá formação de um profissional consciente, com capacidade de discernimento para as mais variadas situações que venham ocorrer dentro de um setor que passa por constantes mudanças, além, de formar cidadãos responsáveis e comprometidos com desenvolvimento social. A efetivação da proposta pedagógica do curso passa por ações teórico-práticas, com ênfase ao exercício de atividades profissionalizantes, integrando ambientes e recursos de aprendizagem que incluem ambientes práticos, com a utilização de laboratórios específicos, visitas técnicas e estágio, onde o aluno tem oportunidade de proceder ao questionamento e ao desenvolvimento do senso crítico para os seguintes pontos:

 

Planejamento e na execução de atividades relacionadas à pesca extrativa, operações de embarque e desembarque. Na condução da embarcação à área de pesca, utilizando procedimentos de armação. Na construção e manutenção de apetrechos de pesca. Nos procedimentos de beneficiamento do pescado nas embarcações e fora dela. Na operação de equipamentos como radares, bússolas, GPS, barômetros. Beneficiamento do pescado, desenvolvendo produtos e subprodutos.

 

Campo de atuação:

Empresas de pesca e de beneficiamento de pescado. Instituições de pesquisa, assistência técnica e extensão pesqueira. Associações e cooperativas pesqueiras. Profissional autônomo. Empreendimento próprio.

 

Possibilidades de verticalização para cursos de graduação no itinerário

formativo:

 

Bacharelado em engenharia de pesca. Bacharelado em engenharia de aquicultura. Bacharelado em oceanografia. Bacharelado em biologia. Bacharelado em ecologia. Curso superior de tecnologia em aquicultura. Curso superior de tecnologia em produção pesqueira. Licenciatura em ciências agrícolas. Técnico subsequente em Aquicultura.

 

Para mais informações veja o PPC - Projeto Pedagógico do Curso, abaixo, ou acesse https://sigaa.ifpa.edu.br/sigaa/mobile/touch/public/principal.jsf.

PPC - Projeto Pedagógico do Curso de Pesca

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