IFPA Campus Abaetetuba publica artigo em importante periódico da área

• Publicado: Terça, 08 de Maio de 2018, 09h45
  • Última atualização em Terça, 08 de Maio de 2018, 09h58

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Abaetetuba acaba de dar um grande passo para a participação e divulgação das pesquisas de professores e estudantes no mundo acadêmico. No dia 24 de abril foi publicado o artigo “Activity larvicide of the essential oil of Cinnamomum zeylanicum Blume”, de autoria do Professor Mestre Paulo Gomes e da estudante do curso de Ciências Biológicas Dayara Pereira Santos, no periódico “Tchê Química”, indexado nos dois maiores bancos de dados do mundo (Scopus e Web Of Science) e avaliado no extrato Qualis Capes (2012-2016) em B1 na área de Ciências Ambientais.

“Os artigos que são indexados nesses bancos de dados fazem com que o IFPA Campus Abaetetuba seja visível e reconhecido no meio acadêmico, pois há grande possibilidade de citações do mesmo e o elevado reconhecimento das pesquisas que são realizadas” ressalta o Professor, que também destaca a importância da Cooperação do IFPA com outras Instituições e da publicação deste trabalho para a estudante Dayara. “Embora este trabalho não tenha sido executado 100% no IFPA, a cooperação com os Professores Victor Mouchrek e Maria Fontenele e da ex-estudante Leandra Mendes, ambos da Universidade Federal do Maranhão e também autores do trabalho, foram de extrema importância, pois parte da pesquisa foi desenvolvida lá, devido à realização de estudos que não estão disponíveis no momento presente em nosso Campus”, explica Paulo Gomes.

Para a estudante Dayara Santos, a publicação deste trabalho é importante no processo de seleção para os Institutos (no provimento de cargos), Universidades, Mestrados ou Doutorados, visto que, em todas essas seleções, existe um critério que avalia essas publicações, principalmente na seleção de ingresso ao Mestrado ou Doutorado em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Pará (UFPA).

“De acordo com a publicação do último edital de seleção para o 1º semestre de 2018, no critério avaliação de currículo, a pontuação obtida para artigos publicados com Qualis A1-B1 na área de Ciências Ambientais era de 50 pontos. Assim, o nosso trabalho está no mesmo nível de artigos de alto impacto que são publicados na área, e que são avaliados nessa seleção. Logo, a Dayara precisaria publicar mais um artigo para ter pontuações que fechariam a pontuação máxima, além da equivalência de pontos nesse quesito com outros candidatos que tenha um artigo publicado com Qualis A. É importante ressaltar a minha felicidade em poder contribuir e preparar os currículos dos estudantes para que estes sejam destaque nesses exames”, conta o Professor.

A estudante Dayara Santos está muito feliz em ter a primeira publicação em seu currículo e destaca o tamanho do impacto que este trabalho irá trazer no meio acadêmico. “Nunca imaginei que na etapa final da minha graduação, eu pudesse ter um trabalho publicado de grande impacto na Ciência. Assim, sabendo da importância de contribuir com trabalhos científicos para publicações, é gratificante poder fazer parte do IFPA Campus Abaetetuba e da equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão, em que houve a complementação de saberes, os quais foram fundamentais para a minha formação, tanto acadêmica quanto curricular, pois isso possibilitará uma futura aprovação no mestrado e posteriormente no doutorado, uma vez que os artigos têm uma validade de cinco anos. Além do mais, isso traz consequências positivas aos estudantes, pois os mesmos terão oportunidades de somar com seus professores e ter um currículo bom para concorrer a essas seleções”, afirma a estudante.

Foto: Professor Mestre Paulo Gomes e a Estudante de Ciências Biológicas Dayara Pereira Santos, do IFPA Campus Abaetetuba