PDI 2019 - 2023

• Última atualização em Terça, 17 de Abril de 2018, 12h52

PDI 2019-2023 - Planejando juntos para o IFPA avançar

Carta de Apoio ao PDI/2019-2023

A Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodin) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) divulgou uma Carta de Apoio ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023. A assinatura do documento ocorreu nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, no auditório da Biblioteca do IFPA Campus Belém, durante a 47ª Reunião Ordinária, de 2018, do Colégio de Dirigentes do IFPA (Codir).

O PDI é um dos principais documentos da Instituição, e o mais importante documento de planejamento do Instituto, no qual estão estabelecidas a missão, visão, valores, metas, estratégias e atividades. Seu conteúdo norteará a gestão para a formulação de objetivos que favorecerão o cumprimento da missão institucional. O Reitor Claudio Alex Jorge da Rocha reforçou que será importante a participação de docentes, técnicos, discentes e egressos para este documento refletir as expectativas de toda a comunidade.

O Pró-reitor da Prodin, Raimundo Nonato Sanches de Souza, além de apresentar o cronograma das etapas do mês de março, ressaltou que o apoio à construção do PDI é muito importante para garantir a participação coletiva e democrática da comunidade. “O apoio dos diretores para a realização das reuniões, oficinas, conferências e assembléias fará a diferença para a construção do PDI para vigência do próximo qüinqüênio”, explicou.

Ao assinar a Carta, os Diretores Gerais dos Campi comprometeram-se a compor comissões ou grupos de trabalhos para discussão e proposição de temas relativos ao PDI; reservar auditórios, salas de aula e/ou de reunião, equipamentos de apoio para a realização das atividades; conceder transporte e diárias aos servidores de seu campus para participar das oficinas que serão realizadas até junho. Os Setores de Comunicação dos Campi deverão dar ampla divulgação e prestar apoio a todas as etapas.  Durante as oficinas e assembleias os servidores e alunos podem participar contribuindo para a elaboração do PDI.

Na próxima sexta-feira, 1º de março, com transmissão ao vivo, sobre a construção do PDI, às 14h 30, ocorre a 1ª Reunião com a Comissão Central onde será definido os prazos de entrega de todos os capítulos previstos no roteiro do ForPDI.

Confira o calendário das primeiras Oficina nos Campi :  Calendário PDI 2019 2023

Novo PDI

A elaboração do PDI pelas Instituições Federais (IF) é OBRIGATÓRIA e exigida pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017.O PDI é uma ferramenta importante para a Administração Superior, que o considera como Planejamento Estratégico, sendo o instrumento de gestão que apresenta um percurso de longo prazo, cinco anos, para a Instituição seguir e assim executar o que está previsto na sua missão para alcançar o sucesso pré-estabelecido na sua visão de futuro.

Nesse sentido, se apresenta a seguir um manual de instrução que funcionará como um guia de orientação para gestores, docentes, técnicos administrativos e discentes das atividades de elaboração desse importante documento de planejamento estratégico institucional.

Manual de elaboração do PDI 2019 2023

Novidade

O IFPA passará a utilizar a ForPDI

Durante o evento, o Pró-reitor Raimundo Sanches comentou que os capítulos do PDI serão elaborados segundo o roteiro do ForPDI. O Projeto ForPDI é uma plataforma aberta voltada especificamente para a gestão e acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI de universidades federais e outras instituições públicas. A plataforma permite o acompanhamento do PDI em tempo real, de forma colaborativa, eficiente, rápida e segura.

O ForPDI, lançado no ano passado, foi desenvolvido pelo Núcleo de Planejamento e Desenvolvimento para Excelência e Transformação do Setor Público da Universidade de Brasília – NEXT/UnB juntamente com a Universidade Federal de Alfenas, a Universidade Federal de Lavras e a startup Progolden.

Com o ForPDI, é possível, por exemplo, cadastrar o planejamento estratégico do PDI, inserir os valores das metas alcançadas, monitorar o desempenho destas metas e elaborar o documento. Dada a facilidade de manuseio, já aderiram à plataforma, pelo menos 50 universidades federais, 14 institutos federais e uma fundação.

Memorando Circular n. 002 / 2018 - DG

Memorando Circular n. 003 / 2018 - DG

Memorando Circular n. 006 / 2018 - DG

CONVITE - Audiência Pública: FÓRUM PERMANENTE DE INTEGRAÇÃO COM A SOCIEDADE (FORPIS) -  11/04/2018