IFPA quer ouvir os Estudantes - Pesquisa sobre saúde mental

• Publicado: Quarta, 15 de Julho de 2020, 15h33
  • Última atualização em Quarta, 15 de Julho de 2020, 15h37

A Pró-reitoria de Ensino (Proen), do o Instituto Federal do Pará (IFPA) quer conhecer a realidade enfrentada pelos discentes de todos os campi frente ao isolamento social e a todo contexto gerado pela Pandemia de Covid-19. Para tanto, de 9 a 20 de julho, convida os estudantes a responderem on-line à “Pesquisa Saúde Mental dos Estudantes do IFPA em tempos de Pandemia”.

“Os resultados subsidiarão o planejamento de ações de cunho psicossocial, no período de suspensão do calendário letivo, assim como, para o período de retorno das aulas cooperando com informações de saúde mental no Plano de retorno das atividades dos campi e da Reitoria”, explica a psicóloga do Departamento de Assistência e Ações Inclusivas da Proen Marília Mota de Miranda.

questionário engloba 31 perguntas de múltipla escolha que leva alguns minutos para serem respondidas. Os estudantes não precisam se identificar. Para participar basta acessar o link: https://forms.gle/uVj1fmEShNk828tt9

Marília Mota ressalta ainda, que a participação é muito importante. “Não existem respostas corretas ou incorretas, apenas pedimos ao estudante que responda de forma mais sincera possível. E em caso de possível desconforto emocional ao responder o formulário ou durante o período de isolamento, lembramos que o IFPA dispõe do Serviço de Acolhimento Psicológico Virtual”.

Fonte: IFPA Reitoria

Acolhimento Psicológico

Para auxiliar neste momento de cuidado e cooperação para o bem de todos, o grupo de Psicólogos (a) do IFPA e membros do Projeto de “Educação Socioemocional”, disponibiliza uma série de materiais informativos sobre Saúde Mental e Bem-estar. Desde o dia 2 de abril de 2020, às quintas-feiras, é ofertado o “Acolhimento Psicológico Virtual”.

“Acolhimento Psicológico Virtual” é voluntário. Trata-se de um espaço de escuta que ocorre em regime de escala durante o período de suspensão de atividades acadêmicas em decorrência da pandemia do Coronavírus e é gratuito. É voltado para servidores, terceirizados e discentes. Quem necessita do serviço, deve enviar um e-mail para os psicólogos entrarem em contato.

Acesse para saber mais: https://ifpa.edu.br/component/content/article?id=1226